O deputado do PS/Açores, Ricardo Cabral, garantiu hoje que mais de 40 por cento dos açorianos estão isentos do pagamento das taxas moderadoras, cujas verbas servirão para o futuro Centro de Radioterapia dos Açores.
“As verbas resultantes destas taxas não são para algum investimento desnecessário ou supérfluo”, afirmou o parlamentar socialista no plenário que está a decorrer na cidade da Horta, ao salientar serão, sim, para a construção do Centro de Radioterapia.
“Ou seja, vão para um grande reforço dos meios de Saúde, para evitar que açorianos tenham de ir para o Continente quando mais estão debilitados e mais precisam do apoio familiar”, lembrou Ricardo Cabral.
O parlamentar socialista recordou, também, que em causa estão taxas de valor simbólico - que variam entre um e seis euros - que contribuem para melhorar os cuidados de saúde aos açorianos.
“Eu não me importo nada de pagar seis euros numa urgência, logo que isso permita que quem não pode pagar, não pague um cêntimo”, assegurou Ricardo Cabral, ao reconhecer que o PS/Açores não tem gosto nenhum em aplicar taxas moderadoras na Saúde e que evitou essa medida até ao limite do possível.