O líder parlamentar do PS/Açores anunciou, esta sexta-feira, a apresentação de uma proposta para que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores acompanhe a aplicação na Região das medidas previstas no memorando de ajuda financeira a Portugal.
O Grupo Parlamentar do PS/Açores concorda com os princípios da proposta já apresentada, que prevê a criação de uma comissão eventual para fazer este acompanhamento, mas considera que isso deve ser feito no âmbito das Comissões Parlamentares Permanentes que já funcionam no Parlamento, explicou Berto Messias.
“Este acompanhamento do memorando da troika deve, assim, ficar centralizado na Comissão Permanente de Economia, que deverá, sempre que for necessário, pedir informações às restantes comissões parlamentares”, afirmou Berto Messias, em conferência de imprensa na cidade da Horta.
Segundo o Presidente da bancada socialista, com esta solução ficam reunidas todas as condições para um eficaz acompanhamento da implementação das medidas do memorando de entendimento, com efeito directo ou indirecto nos Açores.
“Não é necessário a criação de uma comissão eventual específica para este fim”, defendeu o parlamentar socialista, alegando que esta proposta, numa altura de grande contenção, levaria a mais gastos financeiros do Orçamento da Assembleia Legislativa, que já tem comissões permanentes que podem fazer este trabalho.