O líder parlamentar do PS/Açores anunciou, esta sexta-feira, a apresentação de uma proposta que visa criar ninhos de empresas agrícolas junto das organizações de produtores destinados a jovens empresários agrícolas, com vista a incentivar a diversificação agrícola regional.
“O Grupo Parlamentar do PS/Açores anuncia que vai apresentar, à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um Projecto de Resolução para fomentar o surgimento de novas gerações de empresários agrícolas ligados à diversificação da Agricultura açoriana”, afirmou Berto Messias, em conferência de imprensa na cidade da Horta.
Segundo disse, a bancada socialista pretende que as empresas a criar incidam em áreas agrícolas específicas como a produção de vinho, de mel, de hortícolas, de frutícolas e florícolas, na perspectiva de valorizar a produção agrícola de valor acrescentado.
“A estes centros de promoção e consolidação de novos empresários agrícolas deve ser disponibilizado apoio técnico, contactos com o mercado, a utilização comum e gratuita de equipamentos agrícolas durante um período a estabelecer e o escoamento de produções por intermédio das organizações aderentes”, explicou Berto Messias.
De acordo com Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, a Agricultura assume-se como um dos pilares da economia regional, com significativa importância ao nível da absorção de mão-de-obra, da ocupação do território, das exportações e da diminuição de importações, razão pela qual importa “continuar a renovar os incentivos às gerações mais novas para que se mantenham ou aderiram a este sector”.
Na conferência de imprensa de apresentação do Projecto de Resolução, Berto Messias adiantou que esta iniciativa entronca, também, numa estratégia de fomento ao empreendedorismo em bens transaccionáveis de valor acrescentado, em que os nossos produtos agrícolas assumem especial relevância.
“Desta forma será possível aprofundar o rejuvenescimento agrícola regional, contribuir para evitar a desertificação das zonas rurais, promover a criação do próprio emprego e manter as condições ambientais características de todas as ilhas”, defendeu o parlamentar socialista.
De acordo com as estatísticas agrícolas, os Açores mantêm, no contexto nacional, uma população de activos bastante jovem na Agricultura, o que constitui, por um lado, um factor importante para evitar o risco de abandono das terras e, por outro, demonstra a atractividade deste sector.
Os dados estatísticos recentes comprovam, também, que o número de agricultores que pretende continuar na actividade nos Açores regista um crescente número de intenções positivas, superior à média nacional.
A concluir, Berto Messias realçou que esta proposta não é um caso isolado, já que “surge enquadrada na acção política que a bancada do PS/Açores tem desenvolvido de incentivar os jovens açorianos a uma maior pré-disposição empreendedora, aproveitando a geração mais bem qualificada de sempre dos Açores”.