O Grupo Parlamentar do PS/Açores aprovou, hoje, uma Resolução do Bloco de Esquerda sobre a privatização da ANA, alegando que esta proposta legislativa acautela algumas preocupações da bancada socialista sobre o futuro dos aeroportos açorianos explorados por esta empresa.
“Julgamos que a Resolução do BE acautela algumas das preocupações” que o PS/Açores tem manifestado, nos últimos meses, sobre esta matéria, explicou Berto Messias, para quem a questão central é que os custos dos aeroportos explorados pela ANA não sejam imputados à Região Autónoma dos Açores ou aos bolsos dos açorianos, no âmbito da privatização da empresa.
Recorde-se que o Programa do Governo do PSD/CDS prevê proceder à “definição do modelo de privatização da ANA e à sua efectiva concretização, articulando-o com o modelo de privatização da TAP e ponderando a eventual transferência dos Aeroportos da Madeira e dos Açores para a competência das respectivas Regiões Autónomas”.
No debate parlamentar desta sexta-feira, Berto Messias recordou que a privatização desta empresa - que explora os aeroportos de Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores - foi sempre um assunto central levantado pelo PS na campanha das últimas eleições legislativas, sobre a qual nunca obteve qualquer tipo de respostas do PSD.
“A verdade é que a posição do PS é conhecida há muito: sendo o cenário da privatização eminente, deve ser garantido que os custos de exploração dos aeroportos não serão imputados aos Açores”, reafirmou o líder parlamentar socialista, especificando que estes custos não deverão ser imputados ao Orçamento Regional ou a taxas a pagar pelos açorianos.
Berto Messias estranhou o facto de o PSD e o CDS-PP não votarem a favor desta proposta quando a mesma defende, num cenário de privatização, o acautelamento dos interesses dos Açores.