O líder parlamentar do PS/Açores garantiu, esta terça-feira, que a Protecção Civil regional dispõe dos meios necessários para assegurar o apoio e socorro às populações de todas as ilhas em caso de catástrofe natural ou acidente grave.
“Saímos daqui com a noção clara que o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores tem os meios necessários para responder de forma eficaz em caso de uma situação grave”, afirmou Berto Messias, depois de se ter reunido, na Ilha Terceira, com os responsáveis operacionais do SRPCBA.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores explicou que esta visita pretendeu ser uma forma de os deputados socialistas se inteirarem das capacidades operacionais de “um dos mais importantes serviços públicos da Região”, como prova a sua intervenção nas várias catástrofes que se registaram na história recente da Região.
Berto Messias aproveitou, ainda, a oportunidade para elogiar o papel dos bombeiros voluntários das várias corporações existentes no arquipélago, o que demonstra ser possível um voluntariado desenvolvido com elevado nível de profissionalismo.
Após a visita às instalações do SRPCBA, o deputado socialista apelou, também, para que todos os municípios dos Açores possam actualizar, a curto prazo, os seus Planos Municipais de Protecção Civil, de acordo com as novas directrizes legais em vigor nesta matéria.
Na Região Autónoma dos Açores, todos os municípios já aprovaram os respectivos Planos Municipais de Emergência, mas apenas quatro autarquias já fizeram as respectivas actualizações de acordo com a nova legislação e formulados de forma mais eficaz e eficiente, ou seja, têm os planos de segunda geração.
Berto Messias realçou ainda o papel da formação prestada pelo Serviço Regional de Protecção Civil e relembrou as palavras recentes do Presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, quando afirmou que os Açores são uma referência e um exemplo a nível nacional quer em termos de formação, quer em termos de relações laborais.
O Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista destacou, ainda, a evolução na área da Protecção Civil e no Transporte Terrestre de Emergência na Região.
“Há cerca de 15 anos, nós tínhamos nos Açores 48 ambulâncias e 106 tripulantes formados para o efeito, quando agora temos três vezes mais ambulâncias e 193 tripulantes com muito melhor formação”, concluiu Berto Messias.