Os deputados do PS/Açores destacaram hoje a importância que o sector cooperativo tem para São Jorge, apontando o exemplo dos vários milhões de euros que foram injectados recentemente na economia da ilha, através da regularização dos pagamentos do leite aos produtores.
“Após esta visita ao sector cooperativo de São Jorge, podemos constatar que este é um sector que não está na falência, ao contrário do que apregoam algumas vozes críticas”, garantiu o deputado Rogério Veiros aos jornalistas.
Acompanhada pelos deputados Rogério Veiros e Paula Bettencourt, a direcção do Grupo Parlamentar do PS/Açores iniciou esta quinta-feira uma deslocação de dois dias a São Jorge com uma visita à cooperativa Uniqueijo.
Depois da reunião com o novo Presidente da cooperativa, Rogério Veiros salientou que a produção e transformação de leite constituem um sector que os “jorgenses devem apostar”, pela sua importância económica e social.
“Prova disso é que recentemente, e sem grande recurso ao financiamento bancário, a Uniqueijo está a conseguir colocar na economia da ilha muitos milhões de euros de pagamentos em atraso do leite”, disse o parlamentar do PS/Açores.
Segundo Rogério Veiros, a Uniqueijo, no total, vai injectar, através da regularização dos pagamentos aos produtores, cerca de 3,4 milhões de euros, um montante “muito importante” para a economia local de São Jorge.
Questionado sobre a ETAR da fábrica, Rogério Veiros salientou que este assunto foi referido na reunião com o responsável da Uniqueijo e que tem merecido a atenção dos deputados socialistas.
“Verificamos, pela explicação técnica dada, que é um assunto que a breve trecho será resolvido”, assegurou o deputado do PS/Açores, ao explicar que em “todas as unidades fabris que sejam obrigadas a construir este equipamento de protecção ambiental, o processo de adaptação e de início de funcionamento é mais penoso, já que obriga a algum tempo de consolidação do processo de tratamento dos resíduos”.
A manhã desta quinta-feira serviu ainda para os deputados visitarem as obras do novo campo de futebol sintético das Velas, uma obra do município das Velas, candidatada a fundos comunitários.
“Sabemos que este município tem tido grandes dificuldades para endireitar as contas que herdou do anterior mandato”, recordou o líder parlamentar do PS/Açores, Berto Messias aos jornalistas.
“Eu percebo que a população das Velas entenda que já é tempo do município poder implementar o programa com que se candidatou às últimas eleições, mas os velenses têm de perceber que a Câmara Municipal foi deixada numa situação caótica em termos financeiros”, afirmou o Presidente da bancada socialista.
Segundo disse, o Presidente da Câmara Municipal das Velas, Manuel Silveira, e a sua equipa, têm desenvolvido um esforço enorme para colocar as contas do município em ordem e conseguir por em prática o seu projecto autárquico, o que deverá acontecer em breve.