Os deputados do PS/Açores eleitos de Santa Maria lamentaram, esta quinta-feira, a total incoerência do PSD desta ilha, como se comprova pelas várias posições tomadas, nos últimos anos, em relação ao projecto de campo de golfe, apenas motivadas pela guerrilha ao Governo Regional.
Bárbara Chaves e Duarte Moreira recordam que um comunicado do PSD de Santa Maria, de Maio de 2008, reconhecia que o campo de golfe “poderá ter reflexos positivos no desenvolvimento da ilha” e até chamavam a atenção para a “fase embrionária” em que se encontrava o projecto.
Agora, vem a deputada do PSD/Açores dizer, em comunicado, que o campo de golfe “era caro e iria trazer poucos benefícios à ilha”, numa posição totalmente oposta à assumida em 2008, salientam os parlamentares socialistas.
“Este ziguezague de posições do PSD tem sido, aliás, a nota dominante do comportamento deste partido, movido, apenas e só, pela crítica ao Governo Regional, mesmo que, para isso, seja obrigado a desdizer, hoje, o que tinha dito antes”, lamentam Bárbara Chaves e Duarte Moreira.
Os dois deputados do PS/Açores adiantam também que só este comportamento destrutivo justifica o comunicado hoje emitido pela deputada do PSD/Açores, relacionado com a recente visita do Governo Regional a Santa Maria.
“Quem estivesse de boa-fé interessado no desenvolvimento de Santa Maria, não poderia, pura e simplesmente, ignorar as cerca de duas dezenas de medidas aprovadas em Conselho de Governo para a nossa ilha”, referem os parlamentares socialistas, para quem a actual conjuntura obriga a uma união de esforço e não a “comunicados fora do prazo, quase como que por necessidade de prova de vida política”.
De acordo com os deputados do PS/Açores, as medidas aprovadas no recente Conselho de Governo permitem à ilha dispor de investimentos já contabilizados a rondar os 2,4 milhões de euros, além de muitas outras medidas de grande alcance social e económico.
“Às muitas dúvidas da senhora deputada do PSD/Açores, respondemos com a certeza da importância para Santa Maria de uma creche em Vila do Porto, das obras de reabilitação de estradas, da contratação de mais um médico de família, dos sistemas de abastecimento de água à lavoura, entre muitas outras medidas”, dizem Bárbara Chaves e Duarte Moreira.
Relativamente à Habitação, os deputados socialistas garantem que as dúvidas do PSD de Santa Maria têm resposta no Plano e Orçamento para 2012, onde estão previstos, para a ilha, 725 mil euros, a distribuir pelos incentivos à habitação própria, recuperação do parque habitacional e realojamentos.