O Grupo Parlamentar do PS/Açores reafirma, categoricamente, que as propostas de alteração do PSD/Açores ao Plano e Orçamento para 2012 assentam em cálculos errados, pelos seguintes motivos:
1) O PSD/Açores afirma que quer cortar 20 milhões de euros, mas as rúbricas do Orçamento em que se propõe fazer estes cortes dispõem de um total de 4 milhões de euros.
2) O PSD/Açores afirma, publicamente, que as suas propostas incluem cortes na Administração Regional de 20 milhões de euros, mas, na verdade, as propostas que já entregou no Parlamento, apenas, prevêem cortes de 5,5 milhões de euros.
3) Nas declarações prestadas à comunicação social, na última quinta-feira, o Presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores recorre à Conta da Região de 2010 para justificar os supostos 20 milhões que pretende cortar na aquisição de bens e serviços da Administração Regional.
4) Inconscientemente, o Presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores desmentiu-se a si próprio. Baseia-se na Conta de 2010 que, naturalmente, tem montantes totalmente diferentes aos previstos nas rubricas do Orçamento para 2012.
5) Ou seja, o PSD/Açores recorreu à Conta de 2010 para arranjar números que, pura e simplesmente, não existem na proposta de Orçamento para 2012.
6) Perante esta demonstração de incompetência, não resta ao PSD/Açores outra alternativa senão retirar as suas propostas de alteração ao Plano e ao Orçamento, já que não se justifica a Assembleia Legislativa analisar propostas que não têm qualquer fundamento nos documentos em análise.