Os apoios à promoção dos produtos açorianos vão ser reforçados em meio milhão de euros em 2012, na sequência de uma proposta de alteração ao Plano de Investimentos apresentada pelo Grupo Parlamentar do PS/Açores, anunciou hoje Berto Messias.
Segundo o Presidente da bancada socialista, esta estratégia de valorização da produção açoriana será, também, materializada com uma outra proposta, que será debatida no plenário da próxima semana, de criação de centros de promoção e consolidação de novos empresários agrícolas na área da diversificação.
“Temos dado grande importância a estas matérias e assim deve continuar a ser, porque não tenho dúvidas que o reforço da aposta no sector primário, caso da diversificação agrícola, constitui um veículo importante para que consigamos ultrapassar da melhor forma a crise que hoje se vive no pais e na Europa”, explicou o parlamentar socialista.
Berto Messias falava aos jornalistas depois de uma visita dos deputados do PS/Açores, em Angra do Heroísmo, à FRUTER - Associação de Produtores de Frutas, de Produtos Hortícolas e Florícolas da Ilha Terceira.
Segundo Berto Messias, a diversificação agrícola tem registado uma evolução muito positiva nos últimos anos, um caminho de qualidade e crescimento sustentado que é provado pelos números oficiais.
“No anterior quadro comunitário de apoio, no âmbito do PRODESA, foram solicitadas apoios na ordem dos 2,2 milhões de euros para a área da diversificação. No actual quadro, já vamos em cerca de 8 milhões, o que é bem demonstrativo do crescimento que estamos a ter”, realçou.
Após a visita, o deputado do PS/Açores reafirmou que as apostas económicas, tendo em conta a actual conjuntura, devem ser o turismo, o sector primário - agricultura e pescas - e a transformação.
“Visitamos hoje um bom exemplo dessa estratégia”, assegurou Berto Messias, para quem é necessário “aumentar a qualidade e a exigência ao sector cooperativo e associativo nesta área, garantindo que a Marca Açores continua a ser uma referência de excelência”.
“Com esta estratégia de reforço de produção, temos de garantir o consequente aumento de capacidade de abastecimento do mercado local, com impacto na carteira dos consumidores açorianos, garantindo melhores produtos a melhores preços”, concluiu o líder parlamentar socialista.