O Grupo Parlamentar do PS/Açores entregou, esta quinta-feira, na Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, na cidade da Horta, um memorando que defende a criação de áreas marinhas de restrição de pesca, durante o período de 2 anos, na ilha de Santa Maria.
Baixa da Pedrinha, Baixa da Maia, Ilhéu da Vila e Baixa do Ambrósio são as zonas propostas para limitação de pesca ao largo da ilha, com o objetivo fulcral de promover uma reposição dos stocks piscícolas e o turismo subaquático em Santa Maria.
Segundo a deputada do PS eleita pela ilha de Santa Maria, Bárbara Chaves, o documento, coordenado pelos deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores, é o resultado de um grupo de trabalho que integrou Associação de Pescadores de Santa Maria, Clube Naval de Santa Maria, comissão instaladora da Associação dos Amigos do Mar de Santa Maria e empresas marítimo-turísticas.
Para a parlamentar da bancada socialista, esta iniciativa representa “um verdadeiro processo de desenvolvimento sustentável, já que se conseguiu aliar a perspetiva económica com a perspetiva ambiental, sem esquecer as questões sociais”.
A deputada de Santa Maria considerou, também, que ”a protecção destas áreas irá garantir a conservação da biodiversidade existente e a protecção dos seus recursos marinhos”.
Bárbara Chaves relembrou, ainda que “a chave do turismo sustentável é aproveitar todos os recursos disponíveis em cada uma das nossas ilhas, sendo necessário para tal que se reúnam consensos entre todos os agentes, articulando e promovendo uma complementaridade entre os diversos sectores de atividade”.