O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, José San-Bento, lamentou hoje que o PSD/Açores tenha deturpado as recentes declarações do Presidente do Governo Regional sobre a eventual extinção de freguesias nos Açores, na tentativa de fazer crer que Carlos César tinha “embarcado numa cruzada contra os órgãos de freguesia”.
“O Presidente do executivo açoriano não desconsiderou nenhum autarca. Apenas alertou para uma prioridade com que nos podemos vir a confrontar”, assegurou José San-Bento, que falava no debate sobre um Voto de Protesto apresentado pela bancada social-democrata.
“Perante um Governo da República intransigente, que não respeita a autonomia do Poder Local e face a uma reforma que prevê fundir as freguesias, um cenário possível é que sejamos confrontados com o dilema político de mantermos as freguesias, prescindindo dos parcos vencimentos dos Presidentes de Junta, ou de mantermos os rendimentos dos autarcas e extinguirmos freguesias”, explicou.
No debate desta quinta-feira, o parlamentar do PS/Açores lamentou, assim, o “exercício populista do PSD/Açores de fazer crer que o Presidente do Governo Regional tinha embarcado numa cruzada contra os órgãos de freguesia”.
José San-Bento lembrou, ainda, que “até os próprios jovens autarcas sociais-democratas já se perceberam desta possível realidade, e propuseram, inclusive, acabar com o programa de ajudas de custo nas Câmaras e Assembleias Municipais” no continente.