O líder parlamentar do PS/Açores garantiu, esta quinta-feira, que o emprego dos jovens açorianos é um dos maiores desafios que os Açores têm pela frente e manifestou-se convicto que a juventude açoriana tem consciência que o Partido Socialista tem as soluções para o vencer.
“O PS/Açores encara o emprego jovem com uma abordagem séria e rigorosa e não recebe lições de ninguém nesta matéria”, assegurou Berto Messias, que falava no debate parlamentar sobre um Projecto de Resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda.
A bancada do PS/Açores considerou de todo o interesse que esta iniciativa legislativa baixasse à comissão parlamentar competente, para que seja melhor avaliada e equacionada, tendo em conta o enquadramento financeiro que pressupõe.
“Esta é uma oportunidade para que o BE explique de que forma é que esta proposta deve ser implementada e financiada, e também uma ocasião para que todos os partidos dêem o seu contributo”, afirmou Berto Messias.
Perante os deputados açorianos, o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores deixou uma convicção: “Queremos que os nossos jovens voltem para os Açores e não aconselhamos os nossos jovens a emigrar e a sair da zona de conforto”.
Recorde-se que a bancada do PS/Açores já apresentou, nesta legislatura, diversas propostas relacionadas como o emprego jovem, caso de uma Resolução para que os serviços de emprego dos Açores tenham de dar respostas aos jovens desempregados num prazo médio de 50 dias, a reformulação do Programa Empreende Jovem, o reforço do Micro Crédito, a controlo dos abusos nos chamados “recibos verdes” ou a criação de centros de promoção de empresários agrícolas, entre outras.