O líder parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, salientou que é “crucial continuar a garantir políticas de apoio social para as faixas etárias que têm mais dificuldades e que carecem de mais cuidados, como é o caso dos idosos”.
Com esta visita à obra do Centro de Dia do Posto Santo, o Grupo Parlamentar do PS Açores pretende “realçar o esforço que tem sido feito pelo Governo Regional no que diz respeito a equipamentos sociais para a terceira idade e a sua preocupação em proporcionar uma vida digna, com os cuidados e direitos que os nossos idosos merecem”, adiantou aos jornalistas.
Para Berto Messias, “quando estamos a atravessar uma autêntica tempestade financeira e económica a nível nacional e europeu, e quando todos cortam apoios e o Governo da República impõe uma austeridade sem precedentes, nós conseguimos manter este tipo de investimentos e aumentamos os apoios sociais como é o caso do Complemento Regional de Pensão, conhecido por “cheque pequenino”, que o PS e o Governo Regional conseguiram aumentar, devendo-se isso ao facto de conseguirmos uma gestão equilibrada e rigorosa dos nossos recursos públicos”.
Berto Messias destacou a vertente inter-geracional do Centro de Dia do Posto Santo, que, devido à sua localização ao lado do ATL, vai permitir que as crianças que frequentam o ATL possam estar com os avós, durante o dia.
“Esta infra-estrutura faz parte de uma estratégia de descentralização de investimentos sociais nos centros urbanos, e garante, assim, que os idosos não saiam das suas freguesias, tendo a possibilidade de permanecerem, durante o dia, nestes centros e, à noite, de voltarem para as suas casas”, afirmou o líder parlamentar da bancada socialista.
Messias destacou, ainda, a evolução que tem sido feita na Ilha Terceira ao nível da rede dos equipamentos sociais e referiu os casos das obras quase terminadas do Centro de Dia do Posto Santo e do Centro Social de Santa Bárbara, bem como o Lar de idosos de São Brás e o Lar D. Pedro V na Praia da Vitória, assim como as obras que se iniciarão brevemente no Porto Judeu, que fazem parte dessa importante rede de equipamentos que permitem cuidar devidamente dos nossos idosos.