O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Francisco César, lamentou hoje que a bancada do PSD/Açores tenha transformado o debate sobre o Turismo na Região num “espectáculo de campanha eleitoral”, sem se preocupar em apresentar um única proposta para o sector.
“Lamentamos o espectáculo de campanha eleitoral e de ataque ao candidato do Partido Socialista à Presidência Governo apresentado pela bancada PSD/Açores”, que, mesmo sendo o partido que promoveu este debate parlamentar, optou por não apresentar qualquer proposta concreta nesta área, afirmou Francisco César.
Segundo o deputado socialista, o turismo nos Açores tem um rumo bem definido, baseado no aumento da notoriedade da região para a captação de fluxos turísticos internacionais, garantindo assim um turismo com maior sustentabilidade.
“Desde cedo o Governo teve a percepção que a sua prioridade devia incidir onde é mais fácil, de uma forma sustentável, trazer fluxos turísticos de mercados para a região, nomeadamente da Alemanha, da Holanda e Espanha, que, hoje, fruto deste trabalho têm um peso significativo no turismo regional, representando 53 % das estadias nos Açores ”,disse.
O parlamentar evidenciou, também, o esforço que o Governo Regional tem feito neste sector e que permitiu que os Açores tenham obtido reconhecimento internacional, como se comprova pelo conjunto diversificado de prémios, que distinguem as ilhas dos Açores como o Destino do Ano da Budget Travel, um dos oito Exotic Warm Weathers to Try, pela CBS, um dos cinco Volcanic Vacations, da World Travel Guide ou, mesmo, com o título de Best Secret Island on Earth, que foi atribuído à ilha do Pico, pela Travel Leisure.
Francisco César afirmou que recentemente e devido à conjuntura económica actual o turismo nacional tem vindo a descer, no entanto evidenciou o progressivo aumento do fluxo internacional na região, que em 2011 teve um acréscimo de 5,4% nas dormidas.
“Se nós verificamos concretamente os dados de turismo, o que constatamos é que os mercados emissores onde há crise têm vindo a descer, nomeadamente o mercado nacional”, explicou.
No debate proposto pelo maior partido da oposição, o deputado socialista realçou o aumento da qualificação da oferta hoteleira e o trabalho desenvolvido em parceria com os operadores turísticos e com a companhia aérea açoriana, SATA, que têm sido fortes contribuintes para o desenvolvimento sustentável do sector turístico nas ilhas.
Na sessão plenária, desta quarta-feira, participaram, também, os deputados José Ávila, Duarte Moreira, Lizuarte Machado, José Gabriel, Rogério Veiros e Lúcio Rodrigues que valorizaram os investimentos turísticos realizados pelo Governo Regional, que têm potenciado o turismo em cada uma das ilhas.