O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional defendeu, esta terça-feira, que a Educação assenta num “triângulo” composto pela competência dos professores, boas escolas e a capacidade legislativa, que vai permitir responder aos desafios que o sector ainda apresenta.
“Temos as condições para, no espaço de uma década, poder melhorar em muito os desafios da Educação, alcançando os melhores níveis europeus em índices como o absentismo ou abandono escolar”, adiantou Vasco Cordeiro aos jornalistas, depois de visitar a Escola Antero de Quental, onde foi aluno e professor de Filosofia.
Segundo o candidato socialista, o investimento público feito na reabilitação e construção de novas escolas em todas as ilhas, a capacidade que a Autonomia confere para traçar soluções inovadoras para a Educação, e a competência do pessoal docente, permitem que o sector passe a um novo patamar de resposta para a “visão que temos dos Açores do futuro”.
“Neste triângulo, a competência dos professores é um dos pilares essenciais, que leva a que os Açores tenham todas as condições para melhorar em muito a forma como a Educação contribuirá para o desenvolvimento da nossa sociedade”, explicou Vasco Cordeiro aos jornalistas.
Após visitar o estabelecimento de ensino em Ponta Delgada e de ter reunido com o Conselho Executivo, o candidato do PS/Açores realçou que os professores têm, assim, de ter uma participação activa, de pleno direito, na estratégia regional para o sector da Educação.
Vasco Cordeiro manifestou-se, também, convicto da “percepção muito clara que a Educação tem para a construção de uma sociedade e de uns Açores mais qualificados e competitivos”.
De acordo com o candidato do PS/Açores, esta componente da importância que a Escola tem para a transformação da nossa sociedade, tem já um percurso feito. “Ao longo dos últimos anos, fizemos um esforço muito considerável na construção e reabilitação de escolas por todas as ilhas”, recordou.
O investimento financeiro no desenvolvimento das infra-estruturas educacionais e nas construções escolares, em 2010, atingiu os 28,5 milhões de euros.
“É necessário que, agora, se caminhe, cada vez mais, no sentido de qualificar esta intervenção, de forma de reforçar a Educação como um contribuinte activo para a qualificação da sociedade e para reforço da competitividade dos Açores”, afirmou Vasco Cordeiro, para quem a Escola deve ser um espaço de empreendedorismo, de inovação, de excelência e de mérito, mas também de responsabilidade, de exigência e de disciplina.
A Rede Pública é composta por 40 Unidades Orgânicas, 18 Escolas Básicas Integradas, 8 Escolas secundárias, 12 Escolas Básicas e Secundária, 1 Escola do Ensino Profissional e 1 Escolas do Ensino Artístico.