Os Vereadores eleitos pelo PS na Câmara Municipal de Ponta Delgada registaram com estupefacção a notícia de hoje, não desmentida, que dá conta da localização do Museu de Arte Contemporânea (MAC) no Parque Urbano da Cidade.
Este empreendimento foi apresentado aos eleitores de Ponta Delgada nas últimas eleições autárquicas, em Outubro de 2009, como um dos compromissos centrais de Berta Cabral.
Na mesma altura foi garantido que a intervenção teria um custo de sete milhões de euros, depois de inicialmente ter sido adiantado que custaria três milhões, e que a sua localização seria a Avenida do Mar, na freguesia de São Roque. A presidente Berta Cabral referiu diversas vezes que o MAC representaria uma profunda requalificação do perfil marginal da cidade, adiantando ainda que a razão decisiva para a escolha da localização em São Roque se prendia com o facto de “possibilitar o acesso pedonal aos turistas provenientes dos cruzeiros das Portas do Mar”.
Contudo, com o decorrer do tempo as certezas dissiparam-se. Um ano e meio depois das eleições o custo inicial de sete milhões de euros já ascendia aos onze milhões. Porém, nessa altura, em Março de 2011, foi garantido que o projecto final da obra estaria pronto dentro de seis meses, ou seja em Setembro desse ano, e que as obras se iniciariam ainda em 2011.
É por isso inaceitável que Berta Cabral venha agora afirmar, com a mesma certeza e com igual convicção, que afinal o MAC será instalado no Parque Urbano da cidade “por indicação dos próprios projectistas” acrescentando que a nova localização se deve ao facto de se tratar de um “espaço mais desafogado o que dá mais notoriedade ao próprio edifício, quando for construído, e será também uma âncora para o próprio parque urbano” esclarecendo, ainda, que a obra será iniciada “provavelmente no próximo quadro comunitário de apoio”. Ou seja, a partir de 2014 depois de perder as eleições regionais e depois de terminar o seu mandato autárquico.
Estas declarações da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada são absolutamente esclarecedoras sobre o a forma como a Drª. Berta Cabral interpreta a sua própria gestão municipal. Atestam os seus conceitos de rigor, coerência e transparência, a que já nos habituou em diversos momentos e que agora se tornam públicos de forma totalmente cristalina.
Os Vereadores do PS repudiam em absoluto a falta de verdade e a ausência de rigor com que a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada geriu o processo de construção do MAC desde a primeira hora.
Os Vereadores do PS lamentam que a Dr.ª. Berta Cabral não pugne por uma atitude de honestidade intelectual no confronto político.
Os Vereadores do PS consideram que a Dr.ª. Berta Cabral não tem uma relação de lealdade com os seus próprios eleitores.