Os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores pelo Faial, numa visita às instalações da Cáritas da ilha, realçaram a “sensibilidade” do Executivo do PS no que diz respeito às políticas sociais.
“Medidas como o complemento regional de pensão, o fundo social de compensação ou a suspensão do aumento das mensalidades das creches são exemplos de políticas sociais que mostram que o PS pretende proteger as famílias e as empresas custe o que custar”, destacou o deputado socialista Lúcio Rodrigues.
Nesta visita à Cáritas do Faial, a deputada da bancada socialista, Alzira Silva, realçou a preocupação dos deputados socialistas no que diz respeito à acção social, tendo em conta o cenário de insensibilidade que o país atravessa.
Alzira Silva alertou para a importância da criação de sinergias nas instituições de cariz social, como a Cáritas, isto porque “é importante que as diferentes instituições de voluntariado criem parcerias, complementaridade e se articulem entre si para criar um serviço em que os participantes no voluntariado se sintam comprometidos e responsabilizados e em que os utentes, também, sintam que são valorizados e não objecto de ‘caridadezinha”.
O deputado Lúcio Rodrigues lamentou, ainda, a atitude demagógica da líder do PSD/Açores, de dizer uma coisa e fazer outra, pois compactua dos cortes impostos pelo Governo social-democrata de Passos Coelho e depois na campanha para as legislativas regionais de Outubro anuncia e promete aumentos nos apoios sociais”.
Para além da visita às instalações, os deputados socialistas eleitos pelo círculo do Faial reuniram com o presidente da Cáritas na ilha, Luís Paulo Garcia, com o objectivo de se inteirarem dos projectos em curso na instituição, com destaque para a apoio às famílias, através do banco de roupa e de alimentos, e para a formação, em áreas como a agricultura, a culinária ou a costura.