O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, José Gabriel Eduardo, defendeu que o Governo da República tem de cumprir a sua obrigação de estabelecer todas as ligações para que as ilhas das Flores e o do Corvo tenham acesso ao serviço de televisão digital terrestre.
“É preciso que o Governo da República cumpra com a sua obrigação para que todos os açorianos tenham o acesso à televisão digital e para que deixem de existir zonas de apagão no arquipélago, pois esta é uma iniciativa do Governo central, adjudicada à PT”, realçou o deputado José Gabriel Eduardo.
Na sessão plenária, desta quinta-feira, o deputado do PS/Açores salientou que o constrangimento provocado pelo apagão analógico nas ilhas do Grupo Ocidental foi, porém, atenuado graças ao esforço financeiro do Governo Regional que, em 2005, ofereceu aos habitantes daquelas ilhas o acesso aos canais generalistas.
No debate de um Projecto de Resolução sobre o acesso ao serviço de televisão nas ilhas do Grupo Ocidental, o parlamentar da bancada socialista considerou que a proposta em análise é um retrocesso no tempo e na evolução tecnológica.
“A proposta trazida a debate é descabida pois vem recomendar ao Governo Regional, que não é a entidade responsável por esta matéria, para que mantenha a difusão do sinal analógico nestas ilhas, quando o sinal analógico já foi desligado nos Açores”, concluiu.