O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo garantiu, esta sexta-feira, que o seu Governo dará grande prioridade aos incentivos ao investimento privado que crie postos de trabalho, assim como aos apoios à comercialização e transporte de produtos entre as ilhas.
“Estres três pilares, na prática, representam mais e melhores e empregos”, assegurou Vasco Cordeiro, que falava após ter visitado uma fábrica de transformação de produtos de soja, na Ilha do Faial, que recebeu apoios financeiros no âmbito do ProRural.
Em declarações aos jornalistas, o candidato socialista adiantou que pretende, a partir de Outubro, manter e reforçar o apoio ao investimento em indústrias que possam diminuir as importações, que criem postos de trabalho e que reforcem a capacidade produtiva açoriana.
“Em segundo lugar, apoiar a comercialização dos produtos açorianos, através da criação de marcas, de imagens e de embalagens com as correctas regras de marketing”, explicou Vasco Cordeiro, ao destacar, ainda, a importância dos apoios aos transportes entre todas as ilhas.
De acordo com o candidato do PS/Açores, para além da existência do apoio ao investimento e dos apoios à comercialização, é necessário melhores condições de transportes que possam fazer circular estas mercadorias entre todo o arquipélago.
“Estamos apostados em garantir que, no próximo ano, existam as condições para que, através da operação de transporte marítimo de passageiros, se possa fazer essa circulação de mercadorias”, garantiu Vasco Cordeiro.
Segundo disse, esta visita permitiu, assim, salientar o papel que as pequenas indústrias podem ter no desenvolvimento dos Açores e, sobretudo, no objectivo de diminuição de importações.
No caso concreto desta unidade fabril, a soja é transformada, sendo incorporado valor num produto para satisfação do mercado local, contribuindo, assim, para a diminuição de importações, o que é um dos objectivos fundamentais para a economia açoriana.
“Esta fábrica é, também, um exemplo de um conjunto de mecanismos que são para manter no futuro, ao nível dos apoios ao investimento, da comercialização dos produtos e da aquisição de equipamentos, assim como de apoios na área do transporte”, disse.
Vasco Cordeiro defendeu, ainda, a necessidade de se aprofundar o trabalho de funcionamento de toda a estrutura administrativa, que deve ser um factor indutor de inovação nos Açores.
“Essa é uma das áreas que temos de trabalhar no futuro, para que se crie um ambiente cada vez mais propício ao investimento e à inovação”, concluiu o candidato do PS/Açores à Presidência do Governo.