O Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores enalteceu o papel dos Escuteiros nos Açores, durante a visita às obras do futuro Centro de Formação Escutista no Belo Jardim, na Praia da Vitória.
“Os Escuteiros têm desenvolvido uma acção muito relevante na formação cívica e promoção da cidadania junto de milhares de jovens açorianos e hoje, mais do que nunca, esses valores têm grande importância para o futuro”, salientou Berto Messias, na visita que pretendeu assinalar, também, o Dia de São Jorge e Dia Mundial do Escutismo, no dia 23 de Abril.
O investimento do centro de formação, está orçado em 940 mil euros, tem como prazo de execução 10 meses, e reúne várias valências que pretendem servir os agrupamentos de escuteiros de toda a região.
“Além de todas as valências que possui, trata-se de um investimento relevante, que terá um papel importante na valorização de competências e formação de adolescentes e jovens de todo o arquipélago”, afirmou o Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores.
Nesta iniciativa dos deputados do PS Açores, Berto Messias realçou a importância do investimento público nos Açores e o equilíbrio das finanças públicas regionais que propiciam este tipo de investimentos.
“Temos de continuar a valorizar a importância dos investimentos públicos, sendo cada vez mais selectivos, ou seja, cada investimento público realizado tem de ser reprodutivo e representar uma mais-valia para a comunidade em que é feito e para a Região, como é o caso deste centro de formação”, defendeu Messias.
Segundo o líder da parlamentar socialista, “temos desenvolvido um trabalho de rigor e de transparência na gestão das nossas contas públicas e é isso que nos permite continuar a realizar investimento público, gerindo da forma que entendemos adequada os nossos recursos públicos, em contraponto com o que se passa na Madeira que, devido à irresponsabilidade da Governação do PSD, está a ser alvo de um plano de resgate que aumenta consideravelmente as dificuldades dos madeirenses e condiciona o desenvolvimento do arquipélago”.
O Dirigente socialista afirmou, ainda, que “tendo em conta a situação económica actual, ter umas finanças públicas equilibradas é um capital de responsabilidade do qual nos devemos orgulhar e que contribui muito para uma boa imagem externa da Região”.
Berto Messias lamentou ainda que PSD Açores continue a desmerecer e a prejudicar a boa imagem do arquipélago e a fazer oposição aos Açores, “insistindo em falar mal das nossas contas públicas e em alimentar especulações e boatos sobre a nossa situação financeira, quando o FMI, o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia, o Eurostat, o Tribunal de contas e o próprio Governo da República afirmam que a nossa situação é equilibrada e que em nada contribui para o défice do Estado”.