O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional mostrou, esta terça-feira, ao Secretário-Geral do Partido Socialista uma exploração de sucesso na produção de leite em São Miguel, uma oportunidade que serviu para Vasco Cordeiro salientar a importância do sector e o impacto que questões como a extinção das quotas leiteiras podem ter nos Açores.
A Região “necessita de todos os aliados" nesta matéria, defendeu Vasco Cordeiro, ao salientar que esta visita à exploração na Fajã de Cima pretendeu contribuir para António José Seguro “reforçar a sensibilidade que já tinha” sobre esta questão de grande importância económica e social para os Açores.
Depois de visitar toda a exploração, que recorre a tecnologias recentes para optimizar a sua produção, o candidato socialista enalteceu, ainda, a “capacidade de iniciativa e espírito empreendedor” de muitos produtores açorianos, que tem permitido excelentes resultados numa fileira que dá um contributo indispensável para o emprego e para as exportações da Região.
Se é certo que muito investimento já foi efectuado ao nível das infra-estruturas agrícolas, “é preciso termos consciência que há ainda um caminho a fazer” na aposta da melhoria dos acessos às explorações e no abastecimento de água e energia eléctrica, afirmou.
No sector leiteiro, questões como o reforço da capacidade de afirmação dos produtos dos Açores nos mercados, a diversificação e a afirmação pela qualidade são linhas mestras que Vasco Cordeiro pretende reforçar no futuro Governo por si liderado.
O candidato do PS/Açores comprometeu-se, também, a criar as condições para o aproveitamento de “áreas emergentes” neste sector, que podem ser essenciais para o aumento do rendimento dos produtores e para a criação de riqueza, como o potencial genético das explorações.
António José Seguro terminou, na terça-feira, uma visita de três dias aos Açores, onde, além de ter visitado esta exploração agrícola, reuniu com autarcas socialistas, participou num comício com Vasco Cordeiro, visitou o Expolab e foi recebido em audiência pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César.