O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional anunciou que o seu Governo vai implementar a Agenda Açoriana para a Criação de Emprego, assente na criação de valor acrescentado na Agricultura, nas Pescas e no Turismo, na reorientação do sector da construção civil e na criação de um novo sector económico ligado à Inovação e ao Conhecimento.
“Nós temos de vencer as próximas eleições para concretizar uma Agenda Açoriana para a Criação de Emprego”, que constitui o principal desafio que a Região enfrenta, afirmou Vasco Cordeiro num comício na ilha do Faial.
Perante centenas de apoiantes e militantes do PS/Açores, o candidato socialista adiantou que o primeiro pilar desta Agenda é a criação de mais valor acrescentado e mais rendimento nas áreas tradicionais da economia açoriana, como é o caso dos lacticínios produzidos na Região.
Vasco Cordeiro defendeu, ainda, uma aposta clara na diversificação agrícola - horticultura e floricultura -, assim como nas Pescas, através da valorização do pescado fresco e da aquicultura.
No caso do Turismo, outro dos sectores tradicionais da economia, o candidato socialista preconizou que a Região tem capacidade para reforçar a oferta de serviços, como empresas de animação, mantendo a estratégia de captar mais turistas para as ilhas.
“O segundo pilar desta Agenda para a Criação de Emprego passa por reorientar as áreas sob pressão do desemprego, como é o caso do sector construção civil”, explicou Vasco Cordeiro, ao defender que a reabilitação urbana pode “satisfazer as necessidades da política de habitação e de equipamentos colectivos” num território insular com limitações de espaço.
A Agenda Açoriana para a Criação de Emprego tem, ainda, de lançar os alicerces de novos sectores económicos, adiantou Vasco Cordeiro, para quem a Educação, a Formação e o Empreendedorismo podem fazer surgir “uma verdadeira economia do conhecimento”, que também se alicerce “nesta grande riqueza que é o Mar, na qual o Faial tem um papel fundamental a desempenhar”.
“A ilha do Faial deve assumir o seu verdadeiro papel de motor e de vanguarda na construção deste novo sector da economia, porque tem as condições para isso, como seja a sua localização geográfica e o Departamento de Oceanografia e Pescas”, afirmou o candidato socialista.
No comício nos Flamengos, Vasco Cordeiro manifestou-se convicto que as “Açorianas e os Açorianos que estão atingidos por este drama do desemprego olham para nós com a confiança e a esperança de lhes darmos uma solução”.
“As empresas que são também afectadas por este clima de retracção económica, que deriva das medidas de austeridade impostas pelo Governo da República, olham para nós com esperança de uma solução”, disse.
Vasco Cordeiro destacou, por outro lado, que a gestão rigorosa das finanças regionais, aliada aos apoios prestados às famílias e às empresas, tem permitido aos Açores alcançar níveis de progresso e desenvolvimento.
Apontou o exemplo de vários investimentos do Governo Regional na ilha do Faial, como a frente marítima da cidade da Horta, cuja primeira fase está em conclusão, a ampliação do Hospital da Horta, a reactivação em curso das Termas do Varadouro, a Casa Manuel de Arriaga, a Biblioteca Pública, a nova escola e o Parque Natural do Faial.
“Tudo isso faz parte de um trabalho que visou trazer o progresso que os faialenses têm direito e que é obrigação da nossa Autonomia proporcionar-lhes”, concluiu Vasco Cordeiro.