O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Rogério Veiros, defendeu, esta quinta-feira, que a coesão territorial e as políticas de coesão são da responsabilidade de todos, e lamentou que o Governo Central se esqueça de cumprir com os seus deveres nesta matéria para com os açorianos.
“As políticas de coesão são uma responsabilidade da sociedade civil, do Governo Regional, do Poder Local, mas, também, da República que se está a esquecer de algumas ilhas e de alguns pontos do nosso território”, salientou Rogério Veiros.
Na sessão plenária de hoje, o deputado socialista afirmou que os serviços de proximidade que promovem a coesão territorial, nomeadamente os tribunais, os serviços de repartições de finanças e a PSP, são da inteira responsabilidade do Executivo Central e estão a ser progressivamente abandonados e desprezados e até encerrados.
O parlamentar da bancada socialista enalteceu a discriminação positiva que o Governo Regional tem vindo a desenvolver nas denominadas ‘Ilhas da Coesão’, através de investimentos e incentivos nos vários sectores, tendo sempre presente as especificidades de cada ilha e os interesses dos açorianos neste particular.
“Nestas ilhas, os incentivos atribuídos ao investimento são majorados, para as empresas e agricultura, como também na habitação social, no reforço do investimento em mais serviços na área social, discriminando assim favoravelmente as ilhas da coesão, assegurando melhores condições de vida a quem ali vive”, assegurou.
O Aeroporto de São Jorge, o Lar de Idosos da Calheta, a renovação da frota da transportadora aérea açoriana e as ligações marítimas diárias entre as ilhas do triângulo foram alguns exemplos dos investimentos elencados, que “espelham o sucesso das políticas praticadas pela governação socialista”.