O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, apelou à Juventude Açoriana para que se envolva na construção de “uns Açores melhores”, alegando que a Região não pode desperdiçar o “importante contributo” da geração mais qualificada de sempre.
“O meu apelo à Juventude Açoriana é que entreguem a vossa determinação, o inconformismo, a capacidade de inovação e a generosidade a este formidável desafio de construir uns Açores melhores”, salientou Vasco Cordeiro, que falava no encerramento da Convenção “Geração Activa – Geração de Ideias”, promovida pela JS/Açores, e que constituiu o encerramento dos fóruns que decorreram em todas as ilhas.
Perante cerca de duas centenas de jovens de toda a Região, o candidato socialista assegurou que o seu projecto governativo para a Região quer, assim, “aproveitar todo o potencial que a Juventude Açoriana representa para o futuro Açores”.
“Queremos a Juventude Açoriana a fazer parte da construção de uns Açores melhores e a ser obreira de uns Açores que sejam o melhor sítio do Mundo para se viver”, garantiu Vasco Cordeiro, para quem a Região tem todas as razões para encarar o seu futuro com confiança.
“Somos a Região mais jovem do país e temos, actualmente, a geração mais qualificada de sempre. Este é o momento em que a Juventude Açoriana pode e deve fazer a diferença”, desafiou o candidato do PS/Açores, em Ponta Delgada.
Depois de realçar que é o futuro dos Açores que está em causa nas eleições de Outubro, Vasco Cordeiro salientou que a vitória do PS/Açores não pode ser um objectivo em si mesmo, mas um instrumento para ser “colocado ao serviço das Açorianas e dos Açorianos”.
Na sua intervenção, o candidato socialista reafirmou que a criação de emprego será a prioridade do Governo Regional liderado por si e anunciou que pretende implementar um novo programa para intervir na fase seguinte aos programas Estagiar L e Estagiar T para fomentar a empregabilidade dos jovens açorianos.
Este programa vai se traduzir na atribuição de um incentivo financeiro às empresas que contratem jovens - nomeadamente os que saem do Estagiar L e T - e que vai diminuindo durante um determinado período de tempo, conforme as empresas forem rentabilizando o trabalho dos jovens contratados e que, por essa via, vão assumindo uma maior responsabilidade no pagamento dos seus salários, explicou.
Vasco Cordeiro manifestou-se, ainda, convicto que os sectores tradicionais da economia – Agricultura, Pescas e Turismo – apresentam um grande potencial para a criação de mais e melhores postos de trabalho nos Açores.
Além disso, comprometeu-se a criar todas as condições para o “empreendedorismo libertar todo o seu potencial”, nomeadamente, através do reforço e agilização do funcionamento do Fundo de Capital de Risco já existente.
No âmbito da Habitação para jovens, o candidato do PS/Açores anunciou, por outro lado, que pretende apostar na reabilitação das malhas urbanas das freguesias, vilas e cidades açorianas que necessitam de intervenção, o que permitirá reorientar o sector da construção civil, um dos que sofre maior pressão de desemprego.
Com esta política de reabilitação urbana, será possível estancar a ocupação limitada do espaço das ilhas e, ao mesmo tempo, satisfazer as necessidades de habitação para a Juventude e de equipamentos colectivos dos Açores, concluiu.