O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo dos Açores anunciou, esta segunda-feira, que mais do que uma requalificação da actual escola, a freguesia dos Arrifes necessita de um novo estabelecimento de ensino, que será a prioridade do seu Governo ao nível das construções escolares.
De visita à Escola Básica Integrada daquela Freguesia, Vasco Cordeiro salientou que hoje os Açores têm um parque escolar moderno mas que ainda apresenta, numa ou noutra circunstância, a necessidade de uma intervenção, sendo este “o caso da Escola dos Arrifes, que necessita claramente desta intervenção”.
Vasco Cordeiro adiantou que “mais do que uma requalificação profunda, tendo em conta os problemas que tem apresentado”, é necessária “a construção de uma nova escola que possa servir mais condignamente esta população que abrange não apenas a freguesia dos Arrifes, mas também as freguesias de Relva e Covoada”.
Lembrando que actualmente “há um conjunto de intervenções que decorrem por todo o arquipélago, em diferente estado de execução, nas Velas, na Calheta, em São Jorge, nas Lajes do Pico, na Ribeira Grande, a própria avaliação da situação da Escola da Povoação”, Vasco Cordeiro salientou que a Escola dos Arrifes “deve constituir, desse ponto de vista, também, uma tarefa prioritária na próxima legislatura”.
Em declarações aos jornalistas, após a visita, Vasco Cordeiro assumiu uma “aposta clara e inequívoca no sector da Educação”, que se torna “fundamental para construirmos uns Açores melhores”.
Uma aposta que passa por diversas vertentes, entre elas a questão da continuação da melhoria de infraestruturas, o reforço da vertente social e o aperfeiçoamento do papel do professor no sistema educativo.
Na vertente social, Vasco Cordeiro pretende promover o reforço de medidas nesta componente da intervenção da escola como actor social.
Para o candidato, é necessário reforçar pequenas medidas que passam pelo “fornecimento de refeições na escola, pela melhoria e pelo alargamento deste tipo de medidas que correspondem, no fundo, àquilo que se torna necessário para que a escola possa desempenhar verdadeiramente esse papel de promover, não apenas a formação intelectual, académica, mas também contribuir para a formação humana dos nossos jovens”.
Vasco Cordeiro assegurou, também, que vai trabalhar para “aperfeiçoar o funcionamento do nosso sistema educativo, privilegiando, em relação a cada interveniente, aquilo que é verdadeiramente a sua função”.
No caso dos professores, adiantou, ser necessário ”aperfeiçoar essa componente, reforçando o seu papel de ensinar e não a dispersão noutras actividades, sem dúvida importantes, mas que talvez não correspondam àquela que é a verdadeira função do professor”.
O candidato do PS/Açores pretende, por isso, criar “das condições para que o professor possa verdadeiramente assumir a sua função”, uma vez que “é para isso que ele tem vocação, é para isso que ele se formou”.