Os vereadores do PS confrontaram a Presidente da Câmara Municipal com provas da utilização de notícias produzidas com os meios do município estarem a ser utilizadas como conteúdo do sítio oficial da internet de campanha da candidata Berta Cabral.
Para os vereadores do PS, esta situação, para além de grave, “vem demonstrar mais uma vez a completa promiscuidade” entre o cargo de Presidente de Câmara e o de candidata do PSD/A. Os socialistas consideram “este fato de extrema gravidade, pois surge na sequência de outras situações inaceitáveis, como por exemplo os dias em que a Presidente da Câmara é remunerada como tal mas está em campanha eleitoral em outra ilha”. Desde o início do presente ano a Presidente de Câmara esteve ausente do município 1/3 do tempo útil, ou seja, mais de 30 dias pagos com dinheiro do erário público.
Em reunião de vereação da Câmara Municipal de Ponta Delgada realizada esta manhã, os vereadores socialistas afirmaram que a situação é de tal modo caricata, que o texto da referida nota de imprensa, publicada no sítio da Câmara Municipal e no sítio da candidata do PSD é o mesmo. Deste modo, concluem os vereadores do PS, o desnorte da candidatura é tal que, para taparem a ausência de propostas sérias e de agendamentos realmente eficazes, a candidata do PSD socorre-se da posição institucional que desempenha, contribuindo, deste modo, para o descrédito das funções para a qual foi eleita – Presidente do Município de Ponta Delgada.
Os Vereadores do PS acrescentaram ainda que “já em 2010 tínhamos alertado que a Câmara corria o risco de se transformar numa segunda Sede do PSD-Açores” adiantando que “agora confirma-se que Drª. Berta Cabral usa atualmente a CMPD apenas para fazer campanha eleitoral pelo PSD”.
Refira-se aliás, que a Drª. Berta Cabral é reincidente nesta matéria, já que, por exemplo, em 2010 a concelhia da JS de Ponta Delgada constatou e denunciou o uso abusivo do Portal da Juventude criado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, a fim de promover a imagem da Drª. Berta Cabral e do seu partido político, ao utilizar um vídeo de uma notícia realizada aquando da campanha eleitoral de 2009, em que surgia na qualidade de candidata à autarquia de Ponta Delgada e onde dava a conhecer as suas promessas eleitorais, usando assim um portal concebido e disponibilizado para promover as atividades e iniciativas dos jovens e associações do concelho de Ponta delgada, para fazer propaganda político-partidária.