O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional visitou, esta sexta-feira, o Clube Naval da Horta, onde considerou que as instituições ligadas ao Mar devem ser vistas como “verdadeiros Embaixadores dos Açores” pela projecção que fazem da Região no exterior.
“O Clube Naval da Horta tem desenvolvido um trabalho muito meritório ao longo dos últimos anos, no âmbito do associativismo, das competições desportivas e da projecção do nome dos Açores no exterior da Região”, afirmou o candidato socialista, após uma visita às instalações.
“Considerando o Mar como um desígnio regional, certamente que teremos no Clube Naval da Horta um dos Embaixadores, por excelência, deste objectivo”, assegurou Vasco Cordeiro em declarações aos jornalistas.
Segundo Vasco Cordeiro, que também já visitou o Departamento de Oceanografia e Pescas no âmbito da sua candidatura, a relevância do papel destas entidades enquadra-se na sua estratégia que pretende colocar os Açores, no espaço de uma década, na liderança nacional de três áreas ligadas ao Mar.
A Região tem todas as condições para ser líder em Portugal nas áreas do turismo náutico, onde já tem trabalho feito, mas ainda um potencial muito grande a explorar, no aproveitamento comercial dos recursos relativos à investigação do Mar, e na conciliação entre as políticas de Ambiente e o potencial económico.
Na sequência lógica do desenvolvimento dos últimos anos, chegou a altura de se dar o passo seguinte no aproveitamento deste potencial, que passa pela definição de uma estratégia global que assuma o Mar factor de crescimento económico e de criação de emprego nos Açores, disse.