O Presidente do Grupo Parlamentar Socialista no Parlamento Europeu, Hannes Swoboda, manifestou hoje o seu apoio à candidatura de Vasco Cordeiro à Presidência do Governo Regional, no âmbito de uma visita de dois dias aos Açores centrada nas questões do crescimento económico e da criação de emprego.
Numa conferência de imprensa conjunta, em Ponta Delgada, Vasco Cordeiro salientou que a visita de Hannes Swoboda aos Açores foi de “extrema importância” porque permitiu realçar a criação de uma verdadeira Agenda para o Crescimento Económico e para a Criação de Emprego.
“É importantíssima a determinação que existe ao nível de várias instituições europeias quanto à necessidade de se apostar decisivamente nesta questão do crescimento da economia e da criação de emprego”, salientou Vasco Cordeiro, ao reafirmar que este é o principal desafio que os Açores enfrentam actualmente.
Segundo o candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, é, assim, importante realçar esta “comunhão de perspectivas quanto à forma como a Região e Europa, de uma perspectiva mais geral, podem ultrapassar esta turbulência, que tem como a consequência mais directa e mais preocupante as questões relativas ao emprego”.
Além disso, esta visita permitiu enfatizar a consideração que as Regiões Ultraperiféricas (RUP) devem ter por parte das instituições europeias. “O empenho e a disponibilidade demonstrada pelo Presidente Swoboda no conhecimento da realidade açoriana é bem a prova do compromisso que os socialistas europeus têm em relação ao potencial que os Açores apresentam para objectivos europeus definidos”, disse Vasco Cordeiro.
Desde logo, a constatação que o correcto aproveitamento do Mar, aos mais variados níveis, apresenta não apenas para a Região Autónoma dos Açores, mas também em relação à própria União Europeia, que teve na Política Marítima Europeia um dos seus documentos consagradores, explicou.
Sobre as perspectivas financeiras 2014-2020, o candidato socialista destacou a importância que assume para os Açores o aproveitamento destes fundos, que terão de ser direccionados para promover o crescimento económico, a criação de emprego e para aproveitamento dos recursos naturais existentes no arquipélago.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Grupo Parlamentar Socialista no Parlamento Europeu, manifestou-se “muito impressionado” com as medidas específicas adoptadas pelos Açores no âmbito do emprego, que permitiram a criação de mais e melhores postos de trabalho, em especial, no caso do emprego feminino.
“Este é o tipo de medidas que temos de tomar, mesmo em tempo de crise, e que passam por investir na Educação, na Formação e na criação de emprego”, considerou Hannes Swoboda, para quem “apenas cortes e austeridade está a levar para o desastre”.
Segundo disse, as “boas políticas que estão a ser desenvolvidas nos Açores precisam do apoio das políticas de Portugal e da Europa, o que não está a acontecer actualmente”.
A deslocação de Hannes Swoboda à Região Autónoma dos Açores foi organizada pelo eurodeputado Luís Paulo Alves e pelo Grupo Socialista no Parlamento Europeu (PE) e contou com a participação da chefe de Delegação dos Socialistas Portugueses no PE, Edite Estrela.