O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional defendeu que as escolas do Ensino Básico devem fornecer o pequeno-almoço às crianças do primeiro ciclo que necessitem deste apoio, uma medida que Vasco Cordeiro entende que deve entrar em vigor já em Setembro.
“Esta medida deve ser implementada no início do ano lectivo, dando, por esta via, um apoio às famílias açorianas para que possam ultrapassar este momento de maiores dificuldades de uma forma menos difícil”, afirmou Vasco Cordeiro, depois de ter visitado a Coriscolândia - Centro de Animação de Tempos Livres, em Ponta Delgada.
Depois de considerar que esta não é uma matéria de campanha eleitoral, o candidato do PS/Açores adiantou que o fornecimento deste pequeno-almoço deve, agora, abranger crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico, que sejam sinalizadas pelas próprias escolas com esta necessidade, e ser, tendencialmente, alargado mais tarde.
Ao recordar que as escolas açorianas já fornecem gratuitamente leite aos seus alunos, Vasco Cordeiro realçou ser, actualmente, “essencial que, para além deste fornecimento do leite, se pudesse fornecer o pequeno-almoço às crianças que chegam à escola sem esta refeição tomada”.
Após a visita à Coriscolândia - Centro de Animação de Tempos Livres, o candidato socialista salientou, por outro lado, que este tipo de infra-estruturas e de entidades que desenvolvem estas actividades são essenciais para formação das crianças e jovens dos Açores.
“É necessário, no futuro, continuar a apoiar este tipo de infra-estruturas e o seu funcionamento, que são fundamentais não só apenas para a formação das crianças e jovens, mas também para a conciliação entre vida profissional e familiar dos pais”, concluiu Vasco Cordeiro.