O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, encorajou hoje os jovens Açorianos a apostarem, cada vez mais, na sua Formação Profissional, que constituiu uma “boa ferramenta” para aumentar a sua empregabilidade, neste momento de conjuntura desfavorável.
“A solução não é sair da Formação Profissional ou do Ensino Regular. É sim, cada vez mais, aperfeiçoar a Formação Profissional para dar resposta às necessidades que os jovens sentem para conseguir emprego”, afirmou o candidato socialista.
Após ter visitado as obras da nova escola da EPROSEC, na Freguesia dos Arrifes, Vasco Cordeiro defendeu, ainda, o aperfeiçoamento da oferta das escolas profissionais para que correspondam às necessidades do mercado de trabalho dos Açores, assim como a novas áreas de potenciais novos empregos.
O candidato do PS/Açores adiantou aos jornalistas que a visita desta quarta-feira permitiu, assim, realçar o “grande trabalho” feito na Formação Profissional, nos últimos anos, mas também as tarefas que os Açores têm ainda pela frente nesta área.
“Este trabalho foi feito na criação de novos edifícios para escolas profissionais, como é o caso das obras da EPROSEC e da Escola Profissional da Praia da Vitória, que é muito visível na aposta de dar as condições adequadas aos alunos e professores”, destacou Vasco Cordeiro.
Segundo disse, é necessário, agora, reforçar a Formação Profissional na perspectiva que “seja, verdadeiramente, uma ferramenta colocada ao serviço da empregabilidade dos nossos jovens, para que consigam melhores empregos e melhor remunerados”.
De acordo com Vasco Cordeiro, este objectivo pode ser concretizado, por um lado, ao nível da formação inicial dos jovens, dotando-os das condições e das competências para que “possam ter uma entrada mais rápida no mercado de trabalho”, mas também através do reforço da componente do Empreendedorismo nas escolas profissionais.
Nesse sentido, Vasco Cordeiro já anunciou que o seu executivo vai criar, a partir de Outubro, o programa “Formar para Empreender”, que pretende dotar os formandos das escolas de Formação Profissional da Região das noções necessárias para serem empreendedores.
O objectivo deste programa, que encontra nas escolas profissionais o local certo para ser desenvolvido, é que os jovens açorianos possam tornar-se empreendedores, lançando os seus negócios e criando riqueza nos Açores.
Além disso, o candidato do PS/Açores pretende apostar num Fundo de Capital de Risco que, associado a estes mecanismos, possa fomentar a criação de emprego próprio para os jovens que frequentam este sistema de ensino.