O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional participou, este sábado, num encontro com cerca de quatro centenas de lavradores da ilha de São Miguel, um convívio onde Vasco Cordeiro aproveitou para manifestar a sua confiança que a Agricultura tem ainda um papel muito importante na criação de riqueza nos Açores.
“Eu acredito que a lavoura tem muito a dar para a riqueza desta Região e na sua capacidade de inovar para que os produtores possam retirar mais rendimento e com mais dignidade”, afirmou Vasco Cordeiro, que foi convidado por este grupo de lavradores da ilha de São Miguel para o convívio que decorreu na Cooperativa Agrícola Bom Pastor, na Freguesia de Arrifes.
Depois de assegurar que se sente “muito bem entre agricultores”, sector a que está ligado desde criança e mesmo em funções de secretário regional, o candidato socialista garantiu que pode trazer a “mais-valia de acreditar no potencial que a lavoura dos Açores tem e que muita pouca gente se apercebe ainda”.
“O nosso grande objectivo é dar a cada agricultor as condições para que desenvolva a sua actividade tendo o seu rendimento, mas também com dignidade, porque já lá vai o tempo em que, entre empresários, se fazia a distinção. Hoje, há empresários ligados à Agricultura que podem dar cartas nesta área de negócio”, afirmou Vasco Cordeiro.
O candidato do PS/Açores assegurou, ainda, que “não está a prometer que, amanhã, o preço dos combustíveis vai baixar e que o preço do leite e da carne vai subir”, mas sim a garantir que, se for eleito, os Agricultores “terão um aliado e alguém que sabe o que a Agricultura é capaz e precisa para vencer os desafios com que está confrontada”.
No encontro na Cooperativa Bom Pastor, Vasco Cordeiro afirmou, ainda, que defende que a Região deve bater-se pela manutenção do regime de quotas leiteiras, mas que é preciso continuar a trabalhar num “plano B” para a eventualidade deste regime ser desmantelado na União Europeia.
“A lavoura sempre respondeu de forma extraordinária aos desafios que lhe foram colocados, ao nível da quantidade e da qualidade do leite que produz”, recordou Vasco Cordeiro, para quem a transformação deve apostar na criação generalizada de mais valor acrescentado dos produtos que coloca no mercado, dando, por esta via, mais competitividade a todo o sector.
No convívio na Freguesia dos Arrifes, Vasco Cordeiro deixou, também, a garantia do seu Governo apostar em investimentos para fornecer água, electricidade e acessos às explorações agrícolas de toda a Região e considerou ser “fundamental” uma aposta na formação e na qualificação dos empresários agrícolas.
“Estou aqui não é para olhar para trás. É sim para olhar para a frente e para o que falta fazer na Agricultura dos Açores”, concluiu Vasco Cordeiro.