O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, afirmou que a criação de um pólo museológico ligado à construção naval do Pico é um projecto que deve ser acarinhado, alegando a sua importância para o Pico e para toda a Região.
"A ideia de um pólo do Museu do Pico em Santo Amaro deve ser acarinhada, não só pelo que representa para a preservação da memória, mas também pela importância do potencial que acarreta para o sector turístico. É um projecto que, desta perspectiva, interessa ao Pico, mas também a todos os Açores", adiantou Vasco Cordeiro.
O candidato socialista falava Santo Amaro, concelho de São Roque, onde se reuniu com o Grupo de Jovens da Freguesia, que lhe apresentaram este projecto, no âmbito de uma série de contactos que desenvolveu, esta terça-feira, na ilha do Pico,
Segundo Vasco Cordeiro, o Museu do Pico tem, actualmente, ramos importantes para a actividade da ilha, sendo, por isso, natural que acolha também o espólio deste importante sector da construção naval. "A ilha do Pico merece, na ponta Leste, um motivo de atracção e interesse para os Açorianos e para os visitantes", disse o candidato do PS/Açores.
Vasco Cordeiro visitou, ainda, a exposição "Mestre João Alberto - No Reino dos Barcos", patente no Museu da Indústria Baleeira, uma iniciativa do Museu do Pico, que dá a conhecer obra e a vida ligada à construção naval deste Açoriano.
"Esta obra do Mestre João Alberto mostra bem que temos um profundo conhecimento em varias áreas, entre as quais a construção naval, que temos de potenciar com o objectivo de criar riqueza e postos de trabalho em toda a região", realçou Vasco Cordeiro.