Os Deputados do Grupo Parlamentar do PS Açores visitaram hoje, quinta-feira, o Porto Comercial da Praia da Vitória, onde se inteiraram da situação do Porto, do fluxo de mercadorias, cargas e descargas e das necessidades do Porto para o futuro.
Depois de uma reunião com a Administração, os deputados socialistas visitaram vários pontos do Porto Comercial.
No final da visita, o Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores, Berto Messias, afirmou que “o Porto da Praia da Vitória tem sido alvo de investimentos importantes que dão mais e melhor capacidade de resposta, mas julgo ser possível potenciar, ainda mais, este Porto”.
Segundo Messias “o Porto da Praia da Vitória tem uma margem de crescimento e de potenciação das suas condições considerável e isso será uma opção política evidente do Partido Socialista no próximo Governo dos Açores, presidido por Vasco Cordeiro, que sempre se empenhou na melhoria das condições deste Porto e que tem grande sensibilidade para o reforço da importância desta infraestrutura”.
“Apesar das dificuldades e da retração económica que se verifica no nosso país e de uma ligeira quebra na movimentação de cargas que se tem verificado em todos os portos, devido a essa conjuntura, perspectiva-se que o movimento de cargas contentorizada para o exterior venha a aumentar em 2012”, referiu Berto Messias.
O Líder Parlamentar socialista disse ainda que “o Porto tem capacidade de resposta para as necessidades locais e tem uma grande margem de crescimento, entrando, desta forma, numa estratégia de aumento das exportações, através de um maior aproveitamento e maximização da nossa capacidade produtiva de bens transacionáveis no sector primário”.
Messias referiu também que “apesar da conjuntura e de alguns constrangimentos normais, os Açores têm hoje uma organização de gestão portuária de grande qualidade, capaz de responder as nossas necessidades e preparada para enfrentar os desafios do futuro. Isso deve-se não só à capacidade que tivemos de investir em boas infraestruturas, gerindo da melhor forma os nossos recursos, mas também devido a todos os profissionais que trabalham nesses portos”.