O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional anunciou, esta sexta-feira, que pretende criar um novo sistema de incentivos para, entre outras áreas, fomentar as exportações, alegando que a Região precisa de “conquistar novos mercados” para garantir a sustentabilidade da sua economia.
“Temos de conquistar a sustentabilidade da nossa economia. Não podemos ter uma economia sustentável apenas com o nosso mercado interno. Temos de partir, claramente, à conquista de mais capacidade de exportação e de novos mercados. Este é o grande desafio, que nesta área, um Governo liderado por mim tem a prosseguir”, afirmou Vasco Cordeiro.
O candidato socialista falava aos jornalistas depois de ter visitado, no concelho da Ribeira Grande, uma empresa de licores, que exporta uma parte da sua produção, e uma outra empresa que se dedica ao fabrico de iogurtes, que também coloca no exterior os seus produtos.
Segundo Vasco Cordeiro, este tipo de empresas é fundamental para economia dos Açores, razão pela qual pretende implementar mecanismos claros de apoio ao seu funcionamento e ao aumento da sua competitividade.
Por isso, o candidato do PS/Açores adiantou que pretende criar, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio, uma nova geração de incentivos para fomentar a competitividade das empresas açorianas, direccionando-as para a exportação.
Este novo sistema de incentivos regionais vai, ainda, incidir sobre a redução de custos de contexto das empresas, nomeadamente, ao nível dos custos de energia e dos combustíveis.
“Se estamos a viver uma situação de compressão do lado da procura, temos de nos direccionar para produzirmos o mesmo ou mais, mas com custos mais reduzidos”, explicou Vasco Cordeiro, ao adiantar que uma intervenção a este nível, fomentando investimentos que permitam uma factura mais baixa, ajuda as empresas a serem mais competitivas.
“Nós temos produtos regionais que podem ser valorizados pela sua qualidade e pela imagem da “Marca Açores”, realçou Vasco Cordeiro, para quem a “Via Verde das Exportações” que pretende criar vai também ajudar, de forma prática e ágil, os empresários açorianos a entrar em novos mercados.
No Balcão do Exportador os empresários açorianos poderão, num único local, tratar de todas as matérias ligadas à exportação dos seus produtos, como, por exemplo, os sistemas de incentivos e de apoio às exportações, questões de regulamentação de mercados de destino e de processos de transporte.
“Esta é uma proposta que, conjugada com outras, me parece fundamental para termos uma economia mais competitiva, o que quer dizer mais empregos, mais seguros e melhor remunerados”, concluiu o candidato socialista à Presidência do Governo Regional.
Vasco Cordeiro assegurou, por outro lado, que pretende intervir ao nível dos transportes marítimos e aéreos, no sentido de apoiar as empresas a aumentarem as suas exportações.