O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional garantiu que protagoniza uma Via Açoriana para os Açores ultrapassarem a actual conjuntura, que assenta num “caminho diferente” das soluções de austeridade impostas pelo Governo da República dos PSD.
“O caminho que o projecto do Partido Socialista encarna e defende é outro. É uma verdadeira Via Açoriana que considera que, para passarmos a actual crise, não se deve sacrificar as famílias, as pequenas e médias e empresas, os funcionários públicos, os trabalhadores, os jovens e os reformados e pensionistas. Não necessitamos de mais austeridade sobre a austeridade que já temos”, salientou Vasco Cordeiro.
Segundo o candidato socialista, que falava na apresentação da lista de candidatos pela ilha de Santa Maria encabeçada por Duarte Moreira, o caminho não é, assim, o de colocar a economia subjugada às finanças públicas, mas exactamente no sentido contrário.
“O caminho certo é colocar as finanças públicas a ajudar a economia das famílias, como se faz nos Açores, mantendo e reforçando o Complemento Regional de Abono de Família para Crianças e Jovens”, assegurou Vasco Cordeiro.
De acordo com o candidato socialista, a saída desta crise passa, também, por colocar as finanças públicas ao serviço da economia, ajudando as empresas, mantendo impostos e combustíveis mais baixos do que no continente e na Madeira.
“A forma como o PS defende que temos de sair desta situação é por as finanças públicas a ajudar os nossos idosos, mantendo e reforçando o Complemento Regional de Pensão e os apoios aos idosos para aquisição de medicamentos”, destacou, ainda, Vasco Cordeiro.
Na apresentação da lista de Santa Maria, Vasco Cordeiro fez questão de se referir ao aeroporto de Santa Maria, ao salientar que, com a legitimidade de quem impulsionou a criação do Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, acredita que o Aeroporto tem um potencial muito grande que interessa ser explorado para a criação de emprego, de riqueza e para o desenvolvimento de Santa Maria.