O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional anunciou, este sábado, medidas para combater a sazonalidade do Turismo, caso de incentivos para a promoção de eventos e um programa específico para formação de profissionais do sector durante a época baixa.
“Uma das medidas é a criação de um programa especializado para a formação dos profissionais do sector que funcionará na época baixa”, adiantou Vasco Cordeiro, ao salientar que este programa, “ao mesmo tempo que reforça a qualidade dos serviços prestados, contribui para a sustentabilidade do sector turístico” fora da época alta.
Vasco Cordeiro falava na ilha Terceira, onde participou num encontro com a Mesa de Turismo da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo. Em declarações aos jornalistas, o candidato socialista defendeu, ainda, a criação de incentivos para a promoção de eventos fora da época alta do Turismo nos Açores.
Exemplificou com eventos que já existem na Região, como as provas internacionais de surf, mergulho e automobilismo. “Temos de continuar a reforçar essa componente”, assegurou.
Vasco Cordeiro disse, ainda, que o sector tem o desafio da notoriedade como destino turístico, que deriva do facto de se tratar de uma Região relativamente recente enquanto destino de alguma dimensão.
Para isso, pretende apostar em tornar os Açores mais conhecidos como destino turístico, não apenas segundo um modelo de relacionamento e de parcerias com os operadores, mas também para o público em geral.
O candidato do PS/Açores considerou, também, imperioso reforçar o peso dos mercados externos na estrutura do sector, tendo em conta que parte das dificuldades que o Turismo açoriano está a atravessar tem a ver com a dependência do mercado continental nacional, responsável por cerca de 50 por cento do número de dormidas.
“Quando são impostas medidas de austeridade na República, uma das primeiras coisas que as famílias poupam é, exactamente, nas férias fora das suas residências”, recordou Vasco Cordeiro, que defendeu a necessidade de reforçar, cada vez mais, o peso dos mercados externos, apostando em países com grande potencial como a Alemanha, a Espanha, Itália, França e os Estados Unidos e Canadá, não apenas na vertente do chamado “mercado da saudade”.
Na ilha Terceira, o candidato socialista preconizou, também, a necessidade de criar maior diversificação das fontes de receitas do sector.
“Necessitamos de aproveitar os bons exemplos de produtos que são formas de obtenção de receitas e, por esta via, de criação de riqueza e de postos de trabalho”, concluiu Vasco Cordeiro, apontando os exemplos do whale watching, o trekking e o canyoning.