O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional garantiu, esta quinta-feira, que a sua candidatura se afirma, cada vez mais, como um projecto governativo de defesa intransigente da Região, dos Açorianos e da Autonomia.
“É essa a razão que faz com que os Açorianos, pelas nove ilhas, reconheçam o projecto de Governo que lidero como o que defende os Açores e esse apoio resultará numa grande vitória do PS a 14 de Outubro”, afirmou Vasco Cordeiro, num comício na freguesia dos Arrifes.
Perante mais de 1.500 pessoas, o candidato socialista salientou que hoje, mais do que nunca, “é necessário defender a Autonomia”, razão pela qual as eleições do próximo mês serão, também, sobre a “confiança e a esperança”.
“Confiança num Governo que defenda dos Açores e esperança num Governo para ajudar os Açorianos a ultrapassar” a actual conjuntura, salientou Vasco Cordeiro, para quem a “confiança é imprescindível e a esperança indispensável”.
Vasco Cordeiro lembrou que, ainda na última quarta-feira, o Governo da República do PSD “despejou mais austeridade sobre as famílias, as empresas, os trabalhadores e os idosos”, o que constitui um “resumo sobre como dar cabo de um país e de uma sociedade, com mais impostos, menos apoio social e zero de crescimento económico”.
Para atenuar ao efeitos destas medidas da República, Vasco Cordeiro reafirmou que pretende implementar quatro medidas, que garantam que a diferenciação fiscal existente nos Açores se vai manter, que assegurem o nível de investimento público, que reforcem o apoio social aos idosos e às famílias e que desenvolvam políticas de crescimento económico e de criação de emprego.
Na freguesia dos Arrifes, Vasco Cordeiro destacou, também, o potencial que a Agricultura tem para ajudar a economia e a Região a ultrapassar a actual “turbulência” e para contribuir para a criação de emprego e para o crescimento económico.
O candidato socialista comprometeu-se, assim, a defender o regime de quotas leiteiras, a reforçar a competitividade das explorações agrícolas, a investir em água, luz e caminhos para as explorações agrícolas, entre outras várias medidas para o sector.
Sobre recentes sondagens que dão vitória ao PS/Açores, Vasco Cordeiro afirmou que constituem uma “boa notícia”, mas considerou que o essencial é o trabalho, empenho e dedicação em apresentar as melhores soluções para os desafios com que os Açores estão confrontados, caso da criação de emprego.
Apelou, também, a todos os Açorianos para que se mobilizem, nestas eleições, na defesa dos Açores e da “capacidade da Região de seguir em frente”, o que será assegurado com uma “grande vitória do PS/Açores” nas eleições do dia 14 de Outubro.