O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional destacou, esta sexta-feira, o papel dos professores para o desenvolvimento da Região e anunciou que pretende estabelecer, em 2013, um pacto com todos os agentes da Educação para garantir estabilidade no sector na próxima Legislatura.
“Neste Dia Mundial do Professor, é mais do que adequado dirigir uma palavra aos professores dos Açores, pela importância que se reveste a sua função para o progresso e desenvolvimento da nossa terra”, afirmou Vasco Cordeiro, na Vila da Povoação.
Perante cerca de um milhar de pessoas que encheram por completo o pavilhão da escola da Povoação, o candidato socialista anunciou várias medidas para a Educação que pretende implementar a partir de 14 de Outubro e que dão corpo, também neste sector, à “Via Açoriana que deve marcar a diferença face ao desvario que grassa no Governo da República do PSD”.
Vasco Cordeiro garantiu, assim, que pretende garantir o regime de Autonomia e Gestão das Escolas Açorianas, condição que considerou “essencial para termos, cada vez mais, um melhor sistema de ensino”.
A segunda medida anunciada pelo candidato socialista foi a desburocratização da função do professor, alegando que ao professor deve estar reservado, cada vez mais, o papel de ensinar e para exercer a função para a qual investiu muito tempo da sua formação.
No comício da Povoação, Vasco Cordeiro adiantou, por outro lado, que pretende reforçar a articulação entre o Ensino Regular e o Ensino Profissional, não só pela necessidade que decorre do alargamento do Ensino Obrigatório para o 12º ano, “mas sobretudo por ser uma verdadeira área estratégica para a criação de emprego dos jovens”.
Para desenvolver estas medidas, o candidato socialista anunciou que pretende apostar no “valor da estabilidade” na Educação. “Pretendo chamar todos os intervenientes deste sector e, até final do terceiro trimestre de 2013, construir uma verdadeira plataforma de entendimento”.
“Será um verdadeiro Pacto de Estabilidade que elenque as medidas e que permita garantir a estabilidade do sector ao longo de toda a próxima Legislatura”, explicou Vasco Cordeiro, no comício da Povoação.
O candidato socialista reafirmou, por outro lado, o seu compromisso de melhorar as acessibilidades entre as Furnas e a Povoação, requalificar a estrada regional entre o Concelho da Povoação e a Pedreira do Nordeste e a melhorar as condições de operacionalidade e segurança no Porto da Ribeira Quente.
No dia em que se comemorou a República, Vasco Cordeiro fez questão de falar do “valor da renovação” do seu projecto, que chamou uma nova geração de Açorianas e de Açorianos para a linha da frente deste “combate pelos Açores”.
“Esta é a melhor homenagem que se pode prestar aos ideais da República”, afirmou Vasco Cordeiro, ao recordar que a sua candidatura apresenta uma taxa de renovação de 80 por cento nos cabeças-de-lista e de 70 por cento no total das listas de candidatos.