O Partido Socialista da ilha do Pico vem lamentar que a candidata do PSD se tenha deslocado ao Pico, uma semana depois do candidato do PS/Açores, numa tentativa desesperada de iludir os picoenses relativamente a diversos assuntos de grande importância para a ilha.
Se não estivesse desesperada com a derrota iminente, a candidata do PSD/Açores teria de começar por assumir o falhanço total da governação social-democrata nesta ilha, que deixou a produção de leite à beira da ruptura no Pico.
A candidata do PSD devia também assumir que, quando o PS iniciou a governação dos Açores, o Pico apenas tinha uma fábrica falida e sem condições para laborar e que existiam 14 meses de pagamentos de leite em atraso.
Se não estivesse desesperada com a derrota iminente, a candidata do PSD/Açores teria de reconhecer que foram os Governos do PS que recuperaram este sector na ilha do Pico.
Se não estivesse desesperada com a derrota iminente, teria de admitir que o candidato do PS/Açores, que já se reuniu com os dirigentes da cooperativa e com os produtores de leite da nossa ilha, já garantiu o seu apoio à produção e transformação de leite no Pico, num compromisso a firmar entre o seu Governo, a produção e a transformação.
Na sua deslocação ao Pico, a candidata do PSD/Açores esqueceu, ainda, um outro dado importante. Sobre a construção naval, a candidata do PSD/Açores das duas uma: ou está mal informada pelos candidatos do Pico, ou, mais uma vez, tentou renegar a verdade dos factos.
A verdade dos factos é que, ainda recentemente, o Governo Regional autorizou a empresa Portos dos Açores a vender 24,5 do capital social dos Estaleiros da Madalena à sociedade Mares Luso, do grupo ETE.
A verdade dos factos obriga a que se diga que esta decisão permitirá, não só garantir a manutenção da infra-estrutura, como também, mediante um acordo de investimento no valor de seis milhões de euros, alargar o leque de serviços actualmente prestados pelos Estaleiros da Madalena.
Desta forma, os Governos do PS estão a cumprir o objectivo de recuperar a vocação histórica do Pico na área da construção naval e contribuindo para a fixação de mão-de-obra especializada.
A candidata do PSD devia, mesmo que tarde e a más horas, pedir desculpas aos Picoenses por ter sido o Governo do PSD, do seu colega Secretário Regional Adolfo Lima, o coveiro dos Estaleiros de Santo Amaro, quando optou por construir embarcações em fibra nos estaleiros de Vila Real de Santo António.
O PS da ilha do Pico aceita que a candidata do PSD renegue ao seu líder nacional, Passos Coelho, e até a uma das nossas ilhas, caso do Corvo, mas não pode aceitar que renegue aos factos, introduzindo desinformação a uma campanha eleitoral que terá de ser esclarecedora para bem dos Picoenses e dos Açorianos.