O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, exortou, esta sexta-feira, a administração da EDA a resolver o “mais rapidamente possível” os problemas na Central do Belo Jardim que têm provocado vários cortes de energia na ilha Terceira.
O Grupo Parlamentar do PS visitou, esta sexta-feira, a Central do Belo Jardim e reuniu com a administração da EDA. Após a reunião, Berto Messias enfatizou o empenho manifestado pela administração da empresa de eletricidade na resolução dos problemas. “Foram identificadas 57 ações a realizar na Central. Algumas já foram feitas. Outras terão que ser efetuadas para que se evite, de uma vez por todas, grandes períodos de cortes no fornecimento de energia".
Na reunião com os deputados do PS/Açores a administração da EDA apresentou um cronograma das várias ações a realizar para modernizar a central, num valor aproximado de 1 Milhão e 700 mil euros.
No encontro com os responsáveis pela EDA, Berto Messias lamentou que os investimentos necessários não tenham sido realizados mais cedo de modo a evitar os constrangimentos e os prejuízos decorrentes dos cortes de energia. “Os erros foram assumidos de forma transparente, os problemas estão devidamente identificados e a EDA esta empenhada em resolvê-los rapidamente. Esperamos que isso aconteça com sucesso de forma a evitar os constrangimentos económicos que esta situação causa”, afirmou. O Presidente do Grupo Parlamentar do PS manifestou ainda confiança de que os lesados pela situação serão ressarcidos pela EDA no âmbito do sistema de indemnizações regulado a nível nacional, desde que fique provado que essas indemnizações são justas.