O PS/Açores vai realizar eleições diretas para a escolha do seu novo líder a 11 e 12 de janeiro, seguindo-se o Congresso Regional, que vai decorrer na cidade da Horta, a 25, 26 e 27 do mesmo mês, anunciou hoje o Presidente da Comissão Regional.
Após a reunião do órgão máximo do partido entre congressos, Francisco Coelho adiantou que “também houve oportunidade por parte do camarada Vasco Cordeiro de anunciar, formalmente ao partido, que é sua intenção candidatar-se a Presidente do PS/Açores”.
Nessa medida, a Comissão Regional aprovou o regulamento da eleição do Presidente do PS/Açores, que é feita pelo universo dos militantes, assim como o regulamento e regimento do próximo Congresso, que vai decorrer a 25, 26 e 27 de janeiro, adiantou o dirigente socialista, em declarações aos jornalistas.
“Tudo isso está devidamente preparado e em marcha”, garantiu Francisco Coelho, ao adiantar que, nesta Comissão Regional, foi também criada a figura do Presidente Honorário do Partido Socialista nos Açores, que passará a vigorar a partir do próximo Congresso, onde será eleito.
Foram ainda alterados, ao nível da competência da Comissão Regional, os Estatutos do Partido Socialista dos Açores. Essa competência passa a ser, a partir de agora, do Congresso Regional.
A Comissão Regional do PS/Açores procedeu, por outro lado, a uma análise dos resultados das eleições de 14 de outubro, que deram uma nova vitória ao PS/Açores.
“Constatou-se que a proposta do PS/Açores de uma renovação com confiança e com respeito pela governação nos últimos 16 anos, foi bem entendida pelos Açorianos e mereceu uma resposta extremamente positiva”, afirmou Francisco Coelho.
“Naturalmente, que o Partido Socialista sente satisfação e muito orgulho por este resultado e quererá sempre ser digno do mesmo”, concluiu o dirigente socialista.