“Reafirmamos o compromisso e a ambição de continuarmos a renovar com confiança uma nova geração de políticas sociais sustentáveis”. Foi deste modo que o deputado socialista, Domingos Cunha, sintetizou as propostas do Programa de Governo no que concerne às Políticas Sociais, nomeadamente, no apoio à Natalidade, à Terceira Idade, à Igualdade e à Inclusão Social.
Domingos Cunha que interveio, esta terça-feira, na discussão do Programa de Governo, na Assembleia Legislativa Regional, referiu que as propostas do Executivo socialista pretendem “minimizar o risco de agravamento das situações de exclusão social e de pobreza nas famílias açorianas, acentuado de forma gravosa pelas medidas já tomadas pelo Governo da República da responsabilidade do PSD e do CDS”.
O parlamentar socialista lembrou que atualmente existem no arquipélago 718 respostas sociais, servindo respetivamente 28.649 utentes. “Destinados à infância e juventude existem 373 equipamentos servindo 12.435 utentes, na área do apoio à família e comunidade, 124 equipamentos dão apoio a 6.692 utentes; na área da invalidez e reabilitação, 35 equipamentos são utilizados por 1.024 utentes e no âmbito da terceira idade, 234 equipamentos permitem dar apoio a 9.345 idosos”.
O património das políticas de solidariedade social do Partido Socialista, nos Açores, contrasta com a realidade nacional e são “motivo de orgulho” para todos os que defendem uma via açoriana, alternativa à austeridade nacional, e que prima por não deixar ninguém para trás.
Domingos Cunha defendeu ainda a necessidade de, conforme estipulado no Programa de Governo, orientar políticas para o rejuvenescimento e a natalidade. “Sem pôr em risco os apoios às pessoas e às famílias é fundamental, no contexto em que vivemos, rentabilizar serviços, equipamentos sociais e respostas”.