“O principal problema do poder local é a insensibilidade do atual Governo da República”, afirmou esta terça-feira o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores, José San-Bento, na discussão do debate do Programa do Governo Regional.
José San-Bento manifestou o orgulho e a confiança da bancada socialista com os compromissos assumidos no Programa do Governo Regional em relação ao poder local. “São compromissos realistas e exequíveis que garantem maior segurança e estabilidade às autarquias”.
Para o deputado socialista, as dificuldades que hoje enfrentamos “apelam a uma maior cooperação entre o poder local e o poder regional”. Todavia, é importante que cada nível de poder assuma as suas responsabilidades. Neste sentido, o vice-presidente do grupo parlamentar alertou que “não é justo que haja quem sugira que o Governo Regional deve assumir despesas das autarquias como, por exemplo, a iluminação dos espaços públicos de responsabilidade municipal”.
Para o deputado socialista é “importante que os açorianos saibam que o principal problema do municipalismo no nosso país é o atual governo da república do PSD e do CDS que não respeita a autonomia do poder local. Este é o grande constrangimento que as autarquias hoje enfrentam”, afirmou José San-Bento.