O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores, Berto Messias, afirmou esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, que o número de jovens licenciados a trabalhar na Região aumentou 51% desde 2008, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística. “Esta é uma satisfação que não nos deve acomodar, mas sim exigir muito de nós e convocar todos os esforços no desenvolvimento e melhoria das políticas públicas de emprego”.
O líder da bancada socialista reiterou que tem havido uma evolução muito importante ao nível das políticas de juventude na Região, mas subsistem ainda grandes desafios em virtude das dificuldades que hoje o país enfrenta. “Temos muitos jovens nos Açores, licenciados ou com formação profissional e tecnológica, que têm dificuldades em entrar na vida ativa”. Apesar disso, Berto Messias salienta que o Governo Regional, no âmbito das suas funções, tem criado programas e incentivos para a promoção da entrada na vida ativa de muitos jovens. “O Governo tem feito tudo ao seu alcance, não só ao nível das políticas regionais como também ao nível das dotações financeiras do Fundo Social Europeu, para combater o fenómeno do desemprego e, em particular, do desemprego jovem”.
O Presidente do Grupo Parlamentar do PS deixou, igualmente, um apelo às restantes forças políticas para que apresentem propostas exequíveis que contribuam para desenvolver soluções de empregabilidade. “O PS Açores está disponível para acolher todas as propostas positivas que melhorem e aumentem as políticas ativas de emprego na Região”. Berto Messias reforçou a ideia de ser tempo da oposição deixar de lado as críticas estéreis e adotar uma postura construtiva que se traduza em propostas concretas.