O Grupo Parlamentar do PS Açores reuniu, esta quinta-feira, com a Cooperativa Porto de Abrigo. No encontro, que decorreu na delegação da Assembleia Legislativa dos Açores em Ponta Delgada, procedeu-se a um ponto de situação do setor das Pescas na Região. Além disso, foram ainda abordadas a Política Comum de Pescas e a Política Marítima Integrada, matérias que estão a ser debatidas no âmbito da União Europeia.
O Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores, Berto Messias, reiterou que o mar é um dos maiores ativos estratégicos dos Açores e lembrou ainda que a Região tem uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas da União Europeia.
Para o líder parlamentar, “é importante que, no âmbito da Política Comum de Pescas, haja um consenso alargado na defesa dos interesses da Região. Neste sentido, o Grupo Parlamentar do PS Açores está a ouvir os diferentes agentes do setor com o objetivo de criar uma frente comum que consensualize as diferentes posições existentes, de modo a que, nos Açores, se continue a harmonizar a atividade económica e a sustentabilidade dos recursos naturais”, afirmou.
Nos últimos anos, e em virtude de um grande investimento efetuado no setor, a Região viu melhorar significativamente as infraestruturas de apoio às Pescas. Do mesmo modo, procedeu-se a uma grande renovação e valorização da frota. “O desafio da preservação dos recursos e o aumento do rendimento dos pescadores, através da valorização do produto, é o caminho a seguir”, defendeu Berto Messias.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores irá continuar a desenvolver várias diligências e iniciativas com o objetivo de, envolvendo os agentes do setor, encontrar as melhores propostas para uma atividade económica com particular relevância na Região.
Recorde-se ainda que o Grupo Parlamentar do PS criou um grupo de trabalho que desenvolveu um exaustivo trabalho sobre as Pescas nos Açores. As recomendações deste trabalho, que continuará a ser desenvolvido, foram apresentadas no “Relatório sobre Matéria de Interesse Regional – Pescas nos Açores”, entregue em Fevereiro na Assembleia Legislativa dos Açores.