O Grupo Parlamentar do PS Açores anunciou, esta quinta-feira, que vai interpelar o Governo Regional na Assembleia Legislativa dos Açores sobre a Agenda para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial. A iniciativa dos socialistas terá lugar já no próximo plenário do parlamento regional cujos trabalhos se iniciam no próximo dia 15 de Janeiro.
“Julgamos que a Agenda para Criação de Emprego e Competitividade Empresarial deve ser alvo de um debate amplo para que todos os partidos possam, no parlamento, apresentar ideias e contributos exequíveis que ajudem as famílias e as empresas açorianas”, defendeu o Presidente do Grupo Parlamentar socialista, Berto Messias.
Messias disse ainda que “esta agenda apresentada pelo Governo dos Açores é um contributo muito relevante para a defesa e promoção de emprego, quer numa vertente conjuntural e imediata, quer numa vertente estratégica de médio longo prazo. É por isso fundamental que todos se mobilizem no apoio a esta estratégia e no apoio à sua implementação, através de propostas concretas e responsáveis”.
O anúncio do Grupo Parlamentar foi feito no final de uma reunião com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, na qual o Emprego foi o tema central do encontro.
Para o Grupo Parlamentar Socialista, o Emprego está no topo das prioridades. “É fundamental que, nas circunstâncias atuais, haja um consenso alargado na sociedade açoriana para que todos os agentes políticos, entidades patronais, sindicatos e demais parceiros sociais contribuam para a defesa e promoção do Emprego”, afirmou Berto Messias.
O encontro com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo marcou o início de uma ronda de visitas e reuniões que o Grupo Parlamentar do PS Açores está a promover com objetivo de aprofundar o consenso sobre as melhores estratégias para a defesa do Emprego.
Base das Lajes: PS reitera prioridade na salvaguarda dos interesses dos trabalhadores
A situação da Base das Lajes foi outro assunto abordado na reunião com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo. “O Grupo Parlamentar do PS Açores acompanha os esforços e diligências que o Governo Regional tem efetuado com o objetivo de atenuar ao máximo os efeitos da redução de efetivos na Base das Lajes. O principal objetivo para o PS é que sejam salvaguardados os interesses dos trabalhadores e das suas famílias, bem como a minimização dos efeitos negativos ao nível económico e social na Ilha Terceira e nos Açores”, defendeu Berto Messias. Para o líder parlamentar do PS Açores, “este é o momento de todos os agentes políticos agirem com seriedade e responsabilidade. Em causa está a defesa dos interesses dos Açores e, nesse sentido, o Grupo Parlamentar do PS está empenhado em garantir o máximo de consenso. Esperamos, por isso, que a oposição saiba resistir à tentação de fazer política partidária à custa dos interesses dos trabalhadores da Base das Lajes, sustentou.