O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores, Berto Messias, argumentou, esta terça-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, que “os direitos dos trabalhadores e das suas famílias são a grande prioridade” no processo de redução do efetivo norte-americano da Base das Lajes. “Compreendemos que este é um processo complexo. Sabemos que a componente estratégica e geopolítica é muito importante, mas, de momento, o mais relevante passa por acautelar os interesses dos trabalhadores e das suas famílias”, defendeu.
Intervindo, no âmbito da interpelação ao Governo Regional, a respeito da anunciada redução do dispositivo militar norte-americano na Base das Lajes, Berto Messias defendeu que “é necessário atenuar os efeitos da redução da força laboral na Base das Lajes.
O líder parlamentar dos socialistas açorianos lembrou que o PS tem mantido contatos regulares com os representantes dos trabalhadores da base. “É importante garantir que a programada redução do efetivo militar se faça atendendo a vários critérios, garantindo o acesso à reforma dos trabalhadores com mais anos de serviço, e impedindo, por exemplo, que um casal que trabalhe na base seja prejudicado, com a dispensa dos dois elementos”.
Berto Messias reforçou, novamente, a ideia de que “é preciso garantir que os interesses dos trabalhadores e das suas famílias não são colocados em segundo plano pelas altas patentes militares que poderão ficar deslumbradas pela eventual cedência de material bélico”.
A definição de um Plano de Revitalização Económica, com a participação norte-americana, poderá também contribuir para analisar, com clareza, a possibilidade de enquadrar novas valências militares ou civis na Base das Lajes.
O líder da bancada socialista recordou que, recentemente, no parlamento “já houve oportunidade de, relativamente à Base das Lajes, construir um consenso alargado com as preocupações de todas as forças políticas”. Berto Messias realçou ainda a importância de haver uma frente comum de defesa dos interesses regionais.
Messias destacou ainda a ação do Governo Regional dos Açores. “Registo o empenho e dedicação do Presidente do Governo Regional que, como é público, efetuou uma ronda diplomática nos Estados Unidos com o objetivo de reforçar a importância estratégia da Base para Portugal e para os Estados Unidos”.