O deputado socialista, Lizuarte Machado, defendeu, esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, que o modelo de Transporte Marítimo deve servir todos os Açorianos e todas as ilhas.
“Devemos privilegiar um plano de transporte mais vasto que sirva todas as ilhas de forma racional e equilibrada. Necessitamos de um modelo regional de transporte marítimo que, funcionando em articulação com os operadores regionais, permita mais escalas a menos custos”, afirmou.
Para Lizuarte Machado, deve haver um investimento inicial por parte dos poderes públicos no sentido de criar condições para que os operadores privados consigam suprir as necessidades em falta. “Não cabe às autoridades públicas ocupar o papel dos operadores privados, mas sim criar condições para que os entraves a esses operadores sejam ultrapassados”.
O deputado eleito pela ilha do Pico reiterou a convicção de que “cabe aos poderes públicos, em parceria com todos os operadores, definir um novo modelo de transporte onde todos possam participar e que possa responder, de forma satisfatória, às nossas necessidades. Um modelo que seja racional e no qual as receitas cubram os custos de exploração”.