O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores lamentou, esta sexta-feira, que o maior partido da oposição critique as medidas tomadas pelo Governo Regional no combate ao desemprego. “É absolutamente inacreditável que o mesmo partido que é responsável pela maior destruição de emprego de que há memória na democracia portuguesa seja o mesmo que, na Região, se limite a fazer críticas aos esforços que o Governo Regional tem vindo a fazer no sentido de atenuar as medidas de austeridade que são impostas pela República”.
Berto Messias recordou que nos Açores, ao contrário do que sucede na República, o Governo Regional, desde a primeira hora, elegeu o Emprego como a principal prioridade. “Não ignoramos que este é um flagelo que atinge severamente a economia açoriana e que, porventura, seria até maior senão fossem as medidas de fomento à empregabilidade que o Executivo Regional tem vindo a implementar. A Agenda para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, apresentado pelo Governo dos Açores, já permitiu defender e salvaguardar milhares de postos de trabalho. Por isso, ao invés de tentar capitalizar politicamente os números do desemprego, o PSD/Açores devia ter a honestidade política de se demarcar da política de empobrecimento e de destruição de emprego que, a nível nacional, o Governo do PSD e do CDS têm imposto aos portugueses”, criticou Messias.
O líder da bancada socialista reiterou ainda que “nenhum governo pode dizer que fez tudo bem, mas nos Açores temos a certeza que o governo tudo faz para resolver os problemas com que estamos confrontados”.
Por último, o líder parlamentar socialista apelou a todos os responsáveis políticos e agentes económicos e sociais para que, “numa matéria tão sensível como a do Emprego unam esforços para atenuar e combater, com propostas credíveis e alternativas, as medidas de austeridade radical que tanto mal têm feito ao país e à Região”.