O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores reafirmou, esta sexta-feira, que o setor da Construção Civil continuará a ser muito importante para a economia açoriana. José San-Bento que falava aos jornalistas no final de uma reunião com a AICOPA – Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores, garantiu que o “Grupo Parlamentar socialista estará, com certeza, na primeira linha de apoio a um setor muito importante.”
“Este setor conta com dificuldades que são conhecidas. As obras particulares praticamente desapareceram e as obras municipais também decaíram muito. O Governo Regional tem praticamente mantido o nível de investimento de obras públicas. Isso é importante porque este é um setor que tem um impacto social, em termos de emprego e de rendimento, muito relevante”.
Para o Vice-Presidente da bancada socialista “não vale a pena introduzir no debate público o discurso que dita o fim das obras públicas”. San-Bento recordou, a propósito, que está a ser ultimada a Carta de Obras Públicas e o novo Quadro Comunitário de Apoio que serão instrumentos fundamentais para, a médio prazo, relançar o setor. “Tivemos a oportunidade de deixar uma mensagem de confiança e de otimismo. Ao nível da Reabilitação Urbana, em cooperação com os municípios no que concerne o planeamento urbanístico, há vários desafios que, à semelhança do passado estamos certos, o setor saberá responder de modo a continuar a ter uma grande importância ao nível da política de emprego e dos rendimentos”.
José San-Bento manifestou total disponibilidade dos deputados socialistas para analisar todas as propostas que possam ajudar a ultrapassar as atuais circunstâncias. “Trabalhamos em articulação com a sociedade. Já no passado fizemos uma proposta para desonerar as garantias bancárias que serviu para salvar centenas de empregos e dezenas de empresas. Da nossa parte, há abertura para continuar a trabalhar nas melhores soluções para apoiar este setor”.
Confrontado com as críticas efetuadas pelo Presidente do PSD/Açores, San-Bento manifestou surpresa por Duarte Freitas afirmar ter havido, no passado, “erros trágicos” da governação. “Fiquei surpreendido com as declarações do líder do PSD. Parece, por vezes, que tem a necessidade de, perto do fim da semana, vir a público dizer qualquer coisa. Duarte Freitas foi um dos grandes defensores das obras das Scut´s que agora tanto critica. Aliás, ele defendia obras em S. Jorge, na Terceira e Pico ao obrigo das Scut´s. Não sei como hoje afirma que a obra de S. Miguel foi sobredimensionada. Percebo que seja fácil este tipo de postura na oposição, mas essas críticas não passam no teste da realidade”, concluiu.